PROFMAT 2025 está com inscrições abertas
As inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) do PROFMAT 2025 (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) estão abertas até às 17h de 30 de setembro. O programa é a porta de entrada para um mestrado profissional de excelência, voltado para professores da Educação Básica que desejam se destacar na área.
Neste ano, o edital traz novidades: professores em estágio probatório ou com vínculo temporário estão elegíveis para bolsa CAPES. Até 30% dos aprovados (480 vagas) poderão ser contemplados com o benefício. Além disso, as vagas não preenchidas por professores da rede pública de Educação Básica poderão ser ocupadas por professores de outras redes. Confira aqui o edital.
Leia mais: Na Folha, Viana brinca sobre o valor de Pi oficial e no ‘paralelo’
Viana é o novo titular da Cátedra Otavio Frias Filho na USP
Centro Pi seleciona bolsista de pós-doutorado
Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o programa é gratuito, semipresencial e validado pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, fornecendo aos participantes habilidades e competências para a sua atuação como professor de Matemática.
Nesta edição, serão oferecidas 1.600 vagas distribuídas em 82 instituições de Ensino Superior localizadas em diferentes regiões do país. Para se inscrever, basta acessar a página oficial do PROFMAT, preencher o formulário eletrônico com dados pessoais e profissionais e pagar uma taxa de inscrição de R$ 82. Os candidatos devem ter diploma de graduação reconhecido pelo MEC.
O exame será realizado em 19 de outubro, de 14h às 17h, em local a ser divulgado por cada uma das instituições de Ensino Superior. A avaliação é composta de 30 questões de múltipla escolha. De acordo com o edital, o gabarito será divulgado até 21 de outubro e a divulgação das notas ocorrem até 28 do mesmo mês.
Caso os classificados não preencham todas as vagas, será feita uma reclassificação, que dará prioridade aos professores das redes públicas de educação básica. Mais informações e o cronograma estão disponíveis no edital do PROFMAT.
Leia também: ‘As olimpíadas de matemática me levaram até o IMPA’, diz Avila
Workshop EDP não linear: um evento de gerações