Navegar

17/11/2021

Landim saúda brasileiros em Olimpíada da China, no RJTV

Em entrevista ao RJTV, o diretor-adjunto do IMPA e coordenador geral da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), Claudio Landim, comemorou a classificação de estudantes brasileiros de uma escola pública de Nilópolis, na Baixada Fluminense (RJ), para a Olimpíada de Matemática da China. “Tenho certeza de que a participação da Escola Marechal Zenóbio Da Costa nessa olimpíada internacional vai estimular não apenas os alunos que representam a escola, mas todos os seus colegas e professores”, disse Landim.

A reportagem foi exibida na sexta-feira (12), e mostrou a animação dos estudantes para a competição, que acontece em 20 de novembro de forma virtual, e seu encantamento com a matemática. Para a estudante Maria Cláudia Santos, de 18 anos, os números representam  “a esperança de um futuro melhor”. “A matemática hoje em dia está em tudo. A gente vive na era do computador, da informação, e a gente não consegue informação sem a matemática”, disse. 

A reportagem também destacou o trabalho de incentivo aos estudos que a escola, uma das quatro instituições brasileiras selecionadas para participar da Olimpíada de Matemática da China, vem fazendo com seus alunos. Em quatro anos, o colégio já conseguiu mais de 200 prêmios nacionais e internacionais em olimpíadas de matemática, física e ciências.

“A partir desse espaço, eles conseguem enxergar um futuro, que até então seria muito longe. O maior trabalho é essa questão socioemocional, mostrar que, com toda dificuldade, é possível chegar lá, e que eles são donos da própria história”, comentou o professor da escola, Fernando Rocha. 

A estudante Lorena Rocha, de 16 anos, falou sobre a expectativa para a competição do dia 20 de novembro. “Conseguir trazer mais medalhas, mais aprendizado e, com tudo isso, poder evoluir mais na matemática e na vida.”