Navegar

15/12/2021

Morris é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

O pesquisador do IMPA Robert Morris foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e tomará posse em 1º de janeiro de 2022. O resultado foi divulgado após uma Assembleia Geral Ordinária realizada em 2 de dezembro. Pesquisador do instituto desde 2010 e ganhador do Prêmio SBM 2017, Morris atua na área de combinatória, com enfoque em combinatória probabilística e aplicações do método probabilístico em áreas como teoria de Ramsey e teoria de números. 

“É uma honra ter sido eleito para o cargo. Minha experiência na comunidade científica brasileira tem sido muito positiva desde que me mudei para cá. A nomeação para membro titular da ABC reforça o acolhimento que recebi deste grupo, e sou muito grato por isso”, comemora Morris.

O pesquisador britânico espera que o novo cargo na academia possa ajudá-lo a projetar ainda mais a área de combinatória no Brasil. “É uma área que está crescendo muito no país e no mundo. Como membro titular da ABC, posso ter a oportunidade de participar de atividades que ajudem a divulgar a combinatória e atrair ainda mais jovens para esse campo da matemática, que está em ascensão.”

Os membros titulares da ABC são cientistas com destacada atuação científica, radicados no Brasil há mais de dez anos. Na eleição de 2021, foram escolhidos 13 pesquisadores para aderir à categoria. Além deles, a entidade também elegeu novos membros correspondentes – cientistas radicados no exterior há mais de dez anos e que prestem relevante colaboração à ciência do Brasil – e afiliados – pesquisadores de excelência de até 40 anos e que permanecem no quadro da ABC por cinco anos. 

Os membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas durante a Reunião Magna da ABC, em maio de 2022.