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10/02/2020

Inscrições para OBMEP 2020 começam nesta segunda (10)

As inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foram abertas às 12h desta segunda-feira (10) e vão até as 23h59 de 20 de março. Escolas municipais, estaduais, federais e privadas de todo o país podem participar da olimpíada, que em 2019 reuniu mais de 18 milhões de estudantes de 99,71% dos municípios brasileiros.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a maior competição científica do país é destinada a estudantes dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio. A inscrição deve ser feita pelas escolas, apenas pelo site da OBMEP: www.obmep.org.br

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As provas serão realizadas em 26 de maio (1ª fase) e 26 de setembro (2ª fase), e distribuídas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (qualquer ano do ano do Ensino Médio). 

Os aprovados para a segunda etapa vão ser conhecidos em 9 de julho, e a divulgação dos premiados será em 8 de dezembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica. 

Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Alunos da rede pública premiados recebem uma bolsa de Iniciação Científica Jr do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 100 mensais. Os medalhistas da rede particular poderão participar do PIC Jr como ouvintes. Se o medalhista for começar algum curso de graduação no primeiro semestre de 2021, poderá participar do processo de seleção para o PICME. Os candidatos selecionados receberão uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq de R$ 400. 

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

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