Navegar

18/10/2017

Inscrições abertas para Encontro de Mulheres em Matemática

Estão abertas as inscrições para o Encontro Mundial de Mulheres em Matemática – (WM)², um dos eventos satélites do ICM 2018. Organizado pelo Comitê para Mulheres na  tem como objetivo reunir matemáticas e matemáticos de todo o mundo para refletir e discutir questões de gênero na disciplina, seus desafios, iniciativas e perspectivas para o futuro, com atenção especial para a América Latina. 

O (WM)² será em 31 de julho de 2018, no centro de convenções Riocentro. A programação inclui palestras de pesquisa, discussões em grupo sobre questões de gênero, um painel de debate e apresentações de pôsteres. Durante o evento, haverá ainda uma homenagem a Maryam Mirzakhani (1977-2017), única mulher a conquistar a Medalha Fields, que morreu em julho deste ano.

Entre as palestrantes estão Monique Laurent (Centrum Wiskunde & Informatica and Tilburg University, Netherlands), Alicia Dickenstein (Universidad de Buenos Aires, Argentina), Salomé Martínez (Universidad de Chile, Chile), Maria Eulália Vares (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil) e Maria Esteban (Université Paris-Dauphine, France). Confira a programação aqui.

As inscrições podem ser feitas pelo link, e o pagamento da taxa via PayPal. O valor de inscrição é de R$ 300,00 (aproximadamente 95 dólares) até 30 de junho de 2018. Após esse período, o valor cobrado será de R$ 360,00 (aproximadamente 115 dólares).

Os participantes ainda podem requisitar isenção da taxa na página de inscrição até 28 de fevereiro; os pedidos serão respondidos até 5 de junho.

 

Candidaturas de pôsteres e pedido de auxílio financeiro

Haverá uma sessão de pôsteres durante o almoço no dia do evento. Para propor a apresentação de um pôster, os participantes devem submeter um resumo seguindo o modelo da página de inscrição neste link, até 28 de fevereiro.

Os interessados da América Latina e de países em desenvolvimento que desejem auxílio financeiro para participar do evento podem se candidatar ao programa de auxílio Open Arms. Também haverá fundos limitados direcionados a participantes dessas regiões, que devem solicitar o auxílio e enviar o Currículo Vitae atualizado no final do processo de inscrição.

Para mais informações sobre o Encontro Mundial de Mulheres em Matemática – (WM)², acesse o site: www.worldwomeninmaths.org