IMPA vai oferecer 30 bolsas de estudo para alunos do NES
O IMPA firmou neste mês um acordo de cooperação com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e vai oferecer 30 bolsas de estudos de R$ 500 para alunos que integram o Novo Ensino Suplementar (NES) – programa de excelência em Matemática e Ciências da Computação oferecido pela instituição a estudantes do ensino médio.
“A parceria do IMPA com o NES contribui para a qualificação diferenciada de estudantes talentosos com vistas ao seu ingresso nos melhores cursos de graduação da área de ciências exatas e tecnológicas, como o Bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do IMPA Tech”, destaca o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.
Leia mais: Folha: ‘Matemáticos resolvem cálculo de mais de 40 anos’
FestMat abre inscrições gratuitas para o público geral
‘Amplia o repertório’, avalia participante do Prolímpico
Oferecido desde 2023, o NES é um curso gratuito que tem como objetivo formar jovens capacitados para a área de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Com três anos de duração, as aulas acontecem no contraturno do ensino regular, no formato formato híbrido, o que permite ao programa atender estudantes de todo o Brasil. O NES conta com 89 participantes de 14 estados, a maioria de escolas públicas. Participantes de famílias de baixa renda são contemplados com bolsas de estudo que podem chegar a R$ 1.500.
“Durante a trajetória no programa, os estudantes aprendem disciplinas universitárias dos cursos de matemática e computação e principalmente disciplinas ligadas à inteligência artificial e ciência de dados. Esses alunos têm experiências profissionais com órgãos públicos e empresas e em alguns casos levam soluções para esses órgãos. A parceria com o IMPA é fundamental para o desenvolvimento desses estudantes”, explica Krerley Oliveira, professor do Instituto de Matemática da Ufal.
Em 20 de setembro, o NES abrirá inscrições para a seleção de 20 novos alunos. De acordo com o edital, podem se candidatar estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental, porém a preferência do projeto é por participantes que estejam cursando o 1º ano do ensino médio. O cronograma do processo seletivo pode ser consultado neste link.
Leia também: Mentalidades Matemáticas: submissões até 22 de julho
Jornada de estudos motivada pelo exemplo da família