Navegar

06/08/2024

IMPA é destaque em mais uma edição do SIGGRAPH

A conferência “Grupo de Interesse Especial em Gráficos e Técnicas Interativas” (SIGGRAPH, na sigla em inglês) terminou em 1º de agosto com resultados de destaque para o IMPA. Realizado em Denver, nos Estados Unidos, o principal evento de computação gráfica e mídias interativas, agraciou a ex-aluna do instituto, Adriana Schulz, com o “Significant New Researcher Award” – o maior reconhecimento da área oferecido a pesquisadores em início de carreira. 

Mestre pelo IMPA, Adriana foi colaboradora do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), e foi selecionada devido a “contribuições excepcionais para ferramentas interativas de design 3D para artefatos físicos”. “As muitas contribuições de Adriana incluem uma ferramenta de design, por exemplo, que permite que usuários novatos construam objetos físicos complexos, como móveis e karts, usando peças e modelos derivados de designs existentes”, destaca a página do SIGGRAPH na internet.

Leia mais: Inscrições abertas para o Pós-doutorado Verão 2025
IMPA abre três vagas de pós-doutorado
‘Matemática pode ser motor de futuro mais próspero’, diz Viana

Bacharel em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, Adriana é doutora em Ciência  da Computação pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Atualmente, ela é professora assistente na Paul G. Allen School of Computer Science & Engineering na University of Washington e membro do UW Graphics and Imaging Lab (GRAIL). Ela também é co-diretora do UW Digital Fabrication Center (DFab). 

Outro destaque no evento ficou para Alexandre Chapiro, que também é ex-aluno de mestrado do IMPA, e teve o trabalho “PEA-PODs: Avaliação perceptual de algoritmos para otimização de energia em displays XR” incluído na seleção de melhores artigos e menções honrosas. Doutor pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça), Chapiro, atualmente, é cientista pesquisador da empresa Meta, dona do Facebook.

Na sessão de pôsteres da conferência, o aluno de doutorado do IMPA Hallison da Paz apresentou o trabalho “Spectral Periodic Networks for Neural Rendering” sobre sua tese. O trabalho exibiu uma representação neural implícita (INR) para descrever sinais periódicos em renderização neural. Em 2023, Hallison fez seis meses de estágio na Meta. O doutorando do IMPA chegou a equiparar a produção do instituto ao da empresa americana. O estudante passou um semestre no laboratório localizado em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, desenvolvendo avatares para o futuro metaverso da empresa.

Além disso, outros dois ex-alunos do instituto, Fernando de Goes e Cristina Vasconcelos, apresentaram no “Technical Program” os trabalhos “Stochastic Computation of Barycentric Coordinates” e “Blue noise for diffusion models”, respectivamente.  

Goes, que já foi agraciado com o SciTech Oscar pelo desenvolvimento de um sistema para a simulação da dinâmica de objetos elásticos utilizado em diversas produções do estúdio, dessa vez, explicou a construção dos cabelos dos personagens do filme DivertidaMente 2. Já Cristina apresentou uma proposta que prevê um modelo de ruído variável no tempo para incorporar ruído correlacionado no processo de treinamento.

Leia também: Meninas Olímpicas do IMPA visitam o PlanetáRio
Aluno do IMPA Tech foi aprovado em 8 universidades em 4 estados