Folha: 'Quem criou a gravitação relativística?'
Redução da coluna de Marcelo Viana na Folha de S. Paulo
A criação da Teoria da Relatividade, em 1905, fez de Albert Einstein (1879–1955) um dos cientistas mais famosos do mundo. Mas ele sabe que a sua descoberta é incompatível com a teoria clássica da gravitação de Isaac Newton (1643–1727): na teoria newtoniana, a atração gravitacional age instantaneamente à distância, mas, segundo a Teoria da Relatividade, nada se move mais rapidamente que a luz.
Outro ponto de desconforto é que o princípio da relatividade que Einstein formulou em 1905 afirma que as leis da física são as mesmas para todos os observadores em movimento uniforme. Ora, agora ele acredita que o mesmo vale para todos os observadores, sem exceção, independentemente do seu movimento relativo.
Em 1912, ele já entendeu que os dois pontos –compatibilizar a gravitação com a relatividade e formular as leis da física de modo completamente invariante– estão diretamente relacionados: cada um deverá fazer parte da solução do outro. Mas a matemática para implementar essa ideia é muito complexa, e o progresso é lento.
Em 1915, ele fica sabendo que o compatriota David Hilbert (1862–1943), maior matemático do seu tempo, também está buscando uma formulação completamente invariante da gravitação. A competição acirra o esforço de Einstein para encontrar a solução. Sabemos que Hilbert o convida a palestrar sobre o seu trabalho na Universidade de Göttingen, no meio do ano, e que os dois se correspondem intensamente ao longo dos meses seguintes.
Leia mais: Tese de Marcelo Campos vence Prêmio CAPES 2024
Marcelo Viana faz palestra para alunos do Ensino Médio em AL
FestMat tem mais de 650 matérias na imprensa
Até que, em 25 de novembro, Einstein submete para publicação o artigo “As equações de campo da gravitação”, contendo a formulação definitiva da gravitação relativística. Mas ele não explica como obteve a fórmula… Ora, cinco dias antes Hilbert deu uma palestra em Göttingen sobre o seu próprio avanço nessa direção, e Einstein teria tido acesso ao respectivo texto, “Os fundamentos da física”, já por volta do dia 18.
Será que Einstein usou o trabalho de Hilbert, sem citá-lo, publicando rapidamente o seu próprio artigo para garantir a prioridade? Quem realmente formulou em primeiro lugar a Teoria da Relatividade Geral? Está aberta a discussão entre partidários de um e de outro.
A controvérsia se reacende nos anos 1990 com a descoberta da minuta original do trabalho de Hilbert. Em artigo na revista “Science”, em 1997, L. Corry, J. Renn e J. Stachel apontam que Hilbert revisou o texto antes da publicação, o que significa que a versão que Einstein recebeu talvez não contivesse a versão correta da equação gravitacional. Embora não seja possível ter certeza, porque uma parte da minuta original se perdeu, eles observam que o próprio Hilbert nunca questionou a primazia de Einstein e até indicou o colega para o prêmio Bolyai “pelo elevado espírito matemático por trás de todas as suas realizações”.
#AlémDasEquações: uma ‘Menina Olímpica’ no IMPA Tech