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09/09/2024

Festival da Matemática bate recorde de público na 3ª edição

A 3ª edição do Festival Nacional da Matemática (FestMat) bateu recorde de público neste ano e reuniu 20 mil pessoas na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O evento foi realizado em 5, 6 e 7 de setembro e nos dois primeiros dias contou com a participação de mais de 460 escolas públicas e privadas. Consolidado no calendário de eventos da cidade, o FestMat passa a ser realizado a cada dois anos.

“O Festival não é um momento para aprender matemática, não é esse o objetivo, o Festival é um momento para se encantar com a matemática, para se divertir e, permitir que  aqueles que tenham uma relação difícil com a disciplina desconstruam essa relação. É uma festa, um evento de diversão e entretenimento”, afirmou Marcelo Viana,  diretor-geral do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), que promove o Festival desde 2017.

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Os games vão muito além da tecnologia e programação
Criptografia e realidade virtual marcam 1º dia de FestMat

Com o tema “Matemática é Inovação”, o evento mostra que a disciplina, tão temida, está no nosso dia a dia e é fundamental para o desenvolvimento tecnológico. “A matemática por vezes parece vilã dos alunos, mas é apresentada aqui de forma muito legal. Foi isso que o Festival prometeu e cumpriu muito bem,” disse João Pedro Ferreira, de 12 anos, participante do evento.

Newton Ribeiro, professor de matemática da rede municipal de ensino de Arraial do Cabo, encarou 165 Km e trouxe para o FestMat 40 estudantes do CIEP 147. “Como professor, avalio que o evento é muito legal, tem muita inovação e novidades que podemos aplicar em sala de aula, como a associação do conhecimento com jogos. Foi fantástico para os alunos, valeu a pena vir de longe.”

Sucesso nesta edição, o futebol de robôs humanoides do IME (Instituto Militar de Engenharia) ganhou o coração dos alunos que vibraram com as partidas entre as equipes azul e vermelha. “Os robôs são compostos por vários sensores. Eles têm câmeras na boca e na testa. “A partida é uma forma lúdica da gente praticar a aplicação da  matemática em si porque os algoritmos de visão computacional, inteligência artificial, todos eles são necessários para tomar a decisão do robô na hora do jogo”, explicou Julio César Santana da Rosa Filho, estudante de mestrado do IME. 

A atração mais tradicional do FestMat, a bicicleta de roda quadrada, seguiu intrigando e divertindo os visitantes. A atividade é fruto da parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) SESI, que nesta edição também participou com a unidade móvel Firjan SESI Matemática.

Logo na entrada do FestMat, a visita virtual ao Egito Antigo chamou a atenção do público e foi a experiência com mais fila durante o evento. O espaço Espaço de Realidade Expandida Space-XR, comandado pelo Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), em parceria com Lapid (Museu Nacional), BioDesign (PUC-Rio) e INT, transportou os participantes à tumba de Neferhotep, faraó egípcio que viveu há aproximadamente 3300 anos. “Trabalhamos em conjunto e desenvolvemos um vídeo 360° em formato documental. Buscamos mostrar como o trabalho de escavação funciona no local”, afirmou Bernardo Alevato, designer do Visgraf.

O evento contou ainda com o Atelier 3D, onde foi possível dar vida aos desenhos; escape room virtual, que propôs a resolução de problemas de raciocínio lógico em ambientes desafiadores; atividade musical que convidou o público a manipular frações, BPM e frequências para criar novas melodias, entre outras atrações Ao todo, foram oferecidas  20 experiências interativas, 22 palestras e 12 mesas-redondas, além da peça de teatro “Os Números e a Vida”, do Coletivo Comum, e o show-palestra “Matemática Aplicada ao Pandeiro”.

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