Navegar

22/09/2020

Carolina Araujo conquista Ramanujan Prize 2020

A matemática nacional tem mais um motivo para comemorar. Pesquisadora do IMPA, Carolina Araujo é a primeira brasileira e segunda mulher a conquistar o Ramanujan Prize, concedido a matemáticos de países em desenvolvimento pelo Centro Internacional Abdus Salam de Física Teórica (ICTP, em inglês), a União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês) e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Governo da Índia. Carolina foi reconhecida por sua pesquisa em geometria algébrica e, mais especificamente, pelas aplicações que apresentou na geometria birracional e na teoria dos raios extremos. O prêmio leva o nome do matemático indiano Srinivasa Ramanujan (1887 – 1920), retratado no filme “O Homem que Viu o Infinito” (2016)

“É uma grande honra receber o Prêmio Ramanujan. Fico muito feliz com o reconhecimento do meu trabalho como cientista de forma integral – tanto pela minha pesquisa matemática, como pelo meu comprometimento com a comunidade científica e a sociedade”, celebra a pesquisadora.

Leia mais: IMPA seleciona coordenador de gestão de dados pessoais
Inspirado por Da Vinci, Velho acredita na ‘volta à Renascença’
Online, IMO quer integrar competidores pelas redes

Agraciada com US$15 mil pela distinção, Carolina, que é vice-presidente do Comitê para Mulheres na Matemática da União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês),  também foi reconhecida por sua participação ativa em questões de gênero da área.

“A matemática é uma paixão minha. Atuar por uma ciência diversa e inclusiva é, para mim, um imperativo ético-social. Dedico a estas frentes grande parte do meu tempo e da minha energia, de corpo e alma. É um tremendo incentivo ter este trabalho reconhecido”, diz Carolina, que coordenou o Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas, realizado em 2019, no IMPA.

O comitê de seleção foi composto por Alicia Dickenstein (Universidade de Buenos Aires), Lothar Goettsche (ICTP), Kapil Hari Paranjape (Instituto Indiano de Ensino e Pesquisa em Ciências – Mohali), Philibert Nang (Escola Normal Superior de Libreville, Gabon), e Van Vu (Universidade de Yale).

Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, relembra que a semana foi de ouro para as pesquisadoras do instituto. “A Carolina é uma excelente pesquisadora, que pratica uma matemática elegante e difícil, com muito sucesso. O Prêmio Ramanujan é o merecido reconhecimento do seu talento. E para nós do IMPA é um orgulho ainda maior por vir na sequência do Prêmio da União Matemática da América Latina, ganho alguns dias atrás pela nossa colega Luna Lomonaco. Isso mostra bem a excelência da ‘bancada feminina’ do IMPA.”

Criado em 2005, o Ramanujan Prize é entregue anualmente a pesquisadores de países em desenvolvimento com menos de 45 anos que conduziram trabalhos notáveis em qualquer área da matemática. O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e os pesquisadores Enrique Pujals (IMPA), Fernando Codá (IMPA) e Eduardo Teixeira (Universidade Federal do Ceará) foram os outros brasileiros a conquistar o prêmio. A única mulher agraciada com a distinção até então tinha sido a indiana Sujatha Ramdorai, em 2006.

Leia também: Contra a desinformação, ABC lança #EuConfioNaCiência
Com crianças, Karl Weierstrass criou a análise matemática