‘O sorriso da Raposa’: revista Piauí presta homenagem a Jacob Palis

“Dava a impressão de achar o mundo divertido, parecia constantemente maravilhado com seus mistérios e possibilidades”, escreveu o jornalista Fernando Tadeu Moraes na reportagem “O sorriso da raposa” publicada na edição impressa de junho da revista Piauí (disponível para assinantes no site da revista). O texto, da sessão “despedida”, presta homenagem a Jacob Palis, pesquisador emérito e ex-diretor-geral do IMPA, falecido em 7 de maio deste ano, aos 85 anos, no Rio de Janeiro.
A matéria especial destaca características pessoais, como “generosidade, otimismo, autoconfiança, ousadia, carisma, megalomania, brilhantismo” e apresenta os principais marcos da carreira do matemático. Entre eles, o trabalho de fortalecimento e consolidação do IMPA até a alcançar a elite da matemática mundial; as pesquisas junto ao matemático americano e medalhista Fields Stephen Smale na Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA); a organização do Simpósio Internacional de Sistemas Dinâmicos, em 1971; e a condecoração de Artur Avila, neto acadêmico de Palis, com a medalha Fields em 2014.
O legado de Palis é ainda demonstrado pela menção aos quarenta e dois doutores, de nacionalidades diversas, formados por ele. Um dos pupilos mais notáveis é o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, que falou à Piauí. O matemático chamou a atenção para o retorno de Palis ao Brasil em 1968, abrindo mão de uma carreira promissora nos Estados Unidos, pós-colaboração com Smale, para investir no fortalecimento da pesquisa nacional e na consolidação do IMPA. “Foi um ato de coragem e autoconfiança”, contou Viana.
O texto explorou ainda a identidade de Palis enquanto pesquisador, a mesma que lhe rendeu a alcunha de “raposa” durante a premiação da medalha Fields em 1994, quando Jean-Christophe Yoccoz — com quem o matemático brasileiro trabalhou — foi condecorado. Viana explicou que a associação aconteceu pelo “modus operandi” de Palis, que atuava como “farejador de problemas matemáticos” em alusão ao comportamento da raposa.
A criatividade e o empenho levou à elaboração de problemas de pesquisas e conjecturas diversas na área de Sistemas Dinâmicos, que foram destacadas pela matéria. A principal delas, a Conjectura Global de Palis, aberta até os dias atuais, teve sua importância demonstrada pela capacidade de apresentar uma “visão unificada e coerente dos sistemas dinâmicos”.
Além das contribuições notáveis à ciência brasileira, a reportagem ressaltou o reconhecimento internacional de Palis que o levaram, por exemplo, à presidência da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da União Internacional de Matemática (IMU).
Jacob Palis é homenageado pela Revista Fapesp:
A revista “Pesquisa Fapesp” também prestou homenagem a Jacob Palis na reportagem “Jacob Palis deixa legado de internacionalização da ciência brasileira”, de Renata Fontanetto, publicada em maio e disponível no site da revista. A matéria evidencia as contribuições de Palis para a ciência nacional e os frutos de seu trabalho para as novas gerações.
A matéria mencionou os 42 filhos acadêmicos e 141 netos formados pelo trabalho de Palis; a criação da União Matemática da América Latina e do Caribe (Umalca) com participação do matemático; e o seu papel no fortalecimento do IMPA e na sua consolidação até a primeira prateleira da matemática mundial. Em entrevista à revista, Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, destacou que “O Jacob tinha uma visão estratégica e extremamente ambiciosa sobre o que o IMPA e a matemática brasileira poderiam almejar”.
Outro foco da reportagem foi o trabalho de Palis junto ao medalhista Fields Stephen Smale, na Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) entre 1964 e 1968, quando retornou ao Brasil. Smale, de 95 anos, falou à revista por e-mail. “Jacob era um grande líder em matemática. Nos tornamos bons amigos e sentirei muita falta dele”.
A matéria também abordou as principais frentes de pesquisa em que Palis trabalhou e contribuiu. Sistemas Dinâmicos, área de especialização do matemático, possui aplicações em muitas outras frentes de pesquisa ligadas à química, física, biologia e economia. Outras áreas de interesse e produção do matemático também foram destacadas, como os fractais e a teoria das bifurcações.