Na Casa Firjan, Rio de Janeiro lança Aliança pela Inovação

Foto: Paula Johas / Firjan
O Rio de Janeiro deu mais um passo importante rumo ao desenvolvimento e lançou nesta nesta quinta-feira (12), na Casa Firjan, a Aliança pela Inovação – um grupo que reúne representantes de órgãos governamentais, instituições de pesquisa, startups e fundos de investimentos com o objetivo de alavancar o ecossistema de inovação em todo o estado.
Até o momento, 21 instituições já aderiram à Aliança, que tem o IMPA como um dos oito membros do conselho. No evento, Marcelo Viana, diretor-geral do instituto, destacou o compromisso do IMPA com o país e com a sociedade e a importância da parceria entre a academia e os setores públicos e privados para alavancar a economia.
“Nossa contribuição, em primeiro lugar, é em transferir o conhecimento matemático de dentro das paredes da academia para o mundo real, para o setor privado, para a administração pública, para todos os ambientes de atividade econômica. E em segundo é capacitar, treinar profissionais capazes de usarem esse conhecimento para transformar o mundo, para resolver problemas das empresas, para resolver problemas da sociedade brasileira”.
A Aliança pela Inovação é uma iniciativa que surgiu no ano passado durante o Rio Innovation Week e aproximou diferentes setores da sociedade com o foco no desenvolvimento tecnológico do estado. A principal proposta do grupo é criar uma ponte concreta entre o que se produz nas universidades e o que precisa ser aplicado nas empresas e no setor produtivo fluminense.
Representando a Prefeitura, Tatiana Roque, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, reforçou que o objetivo do grupo é transformar o Rio na capital da inovação. “Para isso é fundamental que a gente reúne setor público, privado, universidades, sociedade civil e centro de pesquisas e que cada um destes atores se mexa um pouco mais na direção de fazer do Rio um lugar melhor para todo mundo”.
Anfitrião do evento, Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, reforçou o mérito da iniciativa. “A articulação desses atores pode atrair mais investimentos, mais infraestrutura para as universidades. E oferecer mais soluções em inovação para a indústria, tendo como resultado final mais desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, não só para nossa capital, mas para todo o estado do Rio.”
Aliança pela Inovação está aberta à participação de novas instituições. Acesse: https://alianca.rio/
Leia também: CBM: Mesa-redonda debate o papel dos matemáticos fora da academia