Voltar para notícias

IMPA realiza curso de formação para professores

Rio de Janeiro Outubro de 2022 Olimpiadas Mirim OBMEP

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) realiza, neste sábado (7), o primeiro “Curso de Formação para Professores do Ensino Fundamental I”, voltado ao aprimoramento do ensino de matemática nas séries iniciais. A iniciativa tem como objetivo capacitar docentes e desenvolver metodologias para melhorar o desempenho dos alunos na Olimpíada Mirim-OBMEP, competição científica destinada a estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O projeto é fruto de uma parceria entre o IMPA e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), e conta com apoio da B3 Social. “A iniciativa busca fortalecer a atuação dos professores, promovendo seu protagonismo nas olimpíadas de matemática e, consequentemente, contribuindo para um ensino mais acessível. A proposta visa também estimular o estudo cooperativo; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e fortalecer a autonomia dos alunos”, explica Adriana Pimenta, professora da UniRio e coordenadora do projeto.

A edição piloto reúne 30 professores da 2ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro. Os profissionais foram selecionados pelo coordenador Carlos Eduardo Silva Jascone, parceiro da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A expectativa é expandir o projeto para outros estados nos próximos anos.

Capacitação com foco prático e criativo

São quatro encontros presenciais no IMPA, nos quais os participantes terão acesso a conteúdos como álgebra, geometria, medidas e ordem de grandeza, probabilidade e estatística. As atividades serão desenvolvidas em formato de oficina, usando questões da Olimpíada Mirim como base para uma abordagem prática e interativa.

O curso aposta em metodologias criativas que possam ser adaptadas para diferentes contextos escolares, promovendo um ensino de matemática dinâmico, lúdico e divertido para as crianças. 

Inscrições abertas para Olimpíada Mirim-OBMEP 

As inscrições para a 4ª edição da Olimpíada Mirim-OBMEP estão abertas até 10 de junho. Lançada em 2022, a competição científica é uma iniciativa da OBMEP para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas.

Desde sua criação, mais de dez milhões de estudantes já participaram da Olimpíada. A competição científica estimula o raciocínio lógico e a curiosidade por meio de desafios lúdicos, com o objetivo de despertar o interesse pela matemática desde os primeiros anos escolares. Os exames são elaborados de acordo com a faixa etária dos participantes e são a porta de entrada para o universo das olimpíadas científicas. Neste ano, as provas da primeira e da segunda fases acontecem em 26 de agosto e 11 de novembro, respectivamente.

Realizada pelo IMPA, a Olimpíada Mirim-OBMEP tem apoio da B3 Social, e é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Leia também: Centro Pi desenvolve projeto de manutenção preditiva para a Stone