IMPA oferece atividades de segurança no trabalho

O IMPA promoveu, entre sete e dez de abril, a “Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT” para os colaboradores do instituto. A programação contou com palestras sobre saúde mental, primeiros socorros, além de atividades de shiatsu e de aferição de pressão, glicose e frequência cardíaca. A iniciativa foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
O evento teve como objetivo desenvolver atividades de incentivo à segurança e saúde no trabalho de modo a prevenir acidentes, doenças ocupacionais e promover a conscientização de colaboradores. Na segunda-feira (7), os funcionários assistiram a palestra “Estratégias de identificação do adoecimento emocional e como ajudar”, de Roberta Flach. O workshop abordou os cuidados com as doenças emocionais, como a depressão.
Leia mais: Folha: ‘Henri Poincaré, campeão da intuição na matemática’
Estadão destaca expansão das Olimpíadas de Matemática
Cronograma de processo seletivo do IMPA é alterado
Dion Villar, coordenador de multimídia do IMPA, participou do evento e reconheceu a importância do debate no ambiente corporativo. “A palestra foi muito interessante porque aborda temas sensíveis e as doenças do século XXI no campo emocional, como a depressão. Acho que foi muito útil para a comunidade.”
Na quarta-feira (9), o palestrante Ricardo Tavares presidiu o “Workshop prático de primeiros socorros com simulações realísticas”, que contou com a participação dos colaboradores do IMPA para demonstrações. Foram ensinadas técnicas de ressuscitação cardiopulmonar, manobras em situação de obstrução de vias aéreas, além de protocolos de segurança, prevenção e socorro.
“O IMPA se preocupou em fazer treinamentos que são importantes para os funcionários poderem prestar algum tipo de socorro em uma urgência antes da atuação do serviço médico de emergência. Como instrutor e como professor, sempre aconselho a toda empresa, a todas as pessoas preocupadas com o ocupacional dos seus funcionários, a promoverem treinamento para que todos estejam aptos para realizar práticas de socorro antes do socorro médico efetivo”, explicou Tavares.
Giovani dos Santos, especialista em TI do IMPA, participou pela primeira vez de um workshop de primeiros socorros. “Foi bastante importante porque pude aprender os protocolos de segurança para o ambiente de trabalho e para emergências. Também foi muito bom para o nosso dia a dia, caso tenhamos alguma situação na nossa casa, na rua. O treinamento foi super válido e útil.”
Leia também: Medalhista da OBMEP é aprovada em seis graduações
Da Bahia ao IMPA Tech: o futuro promissor de Vitor Hugo de Souza