Voltar para notícias

IMPA e INDAM assinam novo acordo de cooperação científica

Foto: Embaixada do Brasil em Roma

O IMPA e o  Istituto Nazionale di Alta Matematica (INDAM) assinaram nesta segunda-feira (23), na Embaixada do Brasil em Roma, um termo de entendimento que prevê o financiamento de projetos de intercâmbio científico bilateral em matemática. A iniciativa integra o Programa de Diplomacia da Inovação do Itamaraty.

“A Embaixada do Brasil na Itália, localizada na charmosa Piazza Navona de Roma, recebe a comunidade matemática dos dois países para a assinatura do novo acordo de cooperação e para uma importante discussão dos rumos da colaboração científica entre os dois países”, afirmou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Além da assinatura no acordo de cooperação, a Embaixada do Brasil em Roma recebe esta semana o workshop “Novas e Antigas Tendências na Colaboração Matemática entre Brasil e Itália” voltado à promoção do intercâmbio científico em  matemática. A programação, que se estende até 27 de junho, inclui conferências, mesas-redondas e reuniões institucionais com a participação de especialistas dos dois países.

Trabalhos realizados em colaboração entre cientistas brasileiros e italianos ganharão destaque na programação. Ao fim de cada sessão, mesas redondas temáticas permitirão a discussão de tópicos avançados e a identificação de novas áreas para cooperação.

Ao longo da semana, o evento deve traçar um panorama das frentes de cooperação consolidadas e abrir caminho para novas iniciativas que ampliem e aprofundem o intercâmbio científico entre Brasil e Itália.

Para o INDAM, a parceria entre Brasil e Itália já é considerada “natural”, graças à sólida integração entre os sistemas universitários dos dois países. O Brasil ocupa hoje a quinta posição entre os principais parceiros acadêmicos da Itália no mundo, à frente de diversas nações europeias —, reflexo de uma relação construída ao longo das últimas décadas por meio de programas de intercâmbio, acordos bilaterais e projetos conjuntos.


Leia também: OBMEP entrega medalhas de ouro para 683 alunos de todo o país