Voltar para notícias

IMPA e CNRS celebram 20 anos de parceria científica

Para celebrar 20 anos de cooperação científica entre o IMPA e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), da França, o instituto recebe, na segunda-feira (26), o presidente da instituição, Antoine Petit, que chega ao Rio de Janeiro acompanhado de uma delegação de pesquisadores de alto nível.

A programação inclui uma visita à sede do IMPA e ao IMPA Tech, além de reuniões estratégicas sobre a criação da Federação dos Institutos Franceses nas Américas e o fortalecimento da rede França–Brasil de Matemática. O encontro também prevê uma conversa de Antoine Petit com jovens pesquisadores, estimulando o diálogo e a cooperação científica internacional.

“A cooperação científica com a França é um pilar da inserção internacional do IMPA, substanciada pela nossa classificação como International Research Laboratory do CNRS, bem como pela Rede França-Brasil de Matemática, criada por iniciativa de Jacob Palis”, destaca Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

O IRL 2924 Jean-Christophe Yoccoz CNRS/IMPA, unidade de pesquisa do CNRS sediada no IMPA, foi criado em 2006, e é o resultado de um acordo formal entre as duas instituições, renovado periodicamente. A iniciativa tem como objetivo estimular colaborações de longo prazo, a mobilidade de pesquisadores e o desenvolvimento de projetos conjuntos em áreas fundamentais da matemática. O IRL Jean-Christophe Yoccoz — que homenageia o matemático francês, medalhista Fields e pesquisador honorário do IMPA — simboliza a consolidação dessa parceria.

Ao longo de duas décadas, a aliança tem contribuído para fortalecer o diálogo científico entre Brasil e França, ampliar a presença internacional do IMPA e criar um ambiente ainda mais estimulante para a produção de pesquisa de excelência. A visita da delegação francesa ao Instituto reafirma esse compromisso e destaca o papel do IMPA como um polo internacional de pesquisa matemática, aberto à cooperação e à circulação de ideias.