Voltar para notícias

Folha e UFG celebram conquista do Prêmio IMPA de Jornalismo

A Folha de S. Paulo e o Jornal da UFG fizeram reportagens para celebrar as conquistas no 8º Prêmio IMPA de Jornalismo. Os ganhadores foram anunciados na última sexta-feira (26). Confira aqui.

Na matéria “Folha leva dois prêmios de jornalismo do IMPA e uma menção honrosa”, o jornal comemorou o reconhecimento na competição com três reportagens premiadas. O veículo ficou com um 1º e um 2º lugar, além de uma menção honrosa. 

A reportagem “Mudanças Climáticas na Amazônia”, dos jornalistas Vinícius Sassine e Lalo de Almeida, ficou com o 1º lugar na categoria “Divulgação Científica”. A matéria faz registros da crise climática em comunidades amazônidas. Na categoria “Matemática”, o veículo levou o 2º lugar pela reportagem, “Entenda a matemática que faz a maioria dos apostadores perder e as bets lucrarem”, de Pedro S. Teixeira. O texto premiado expõe estatísticas usadas por empresas de apostas para aumentar receitas.

O veículo ainda levou uma menção honrosa na categoria “Divulgação Científica” pela série “Diário da Antártida”, de Phillippe Watanabe e Elvis Pereira. A reportagem destacou que a série trata de uma “expedição científica liderada por brasileiros que, em quase 70 dias, completou uma circum-navegação na Antártida.”

Já o Jornal da UFG destacou a conquista do 1º lugar na categoria “Matemática” pela reportagem de Luiz Felipe Fernandes.  A matéria “Jornal UFG vence 8º Prêmio IMPA de Jornalismo” detalha o processo de produção da reportagem premiada  “A beleza matemática dos fractais”, que aborda o universo da geometria fractal, desde suas origens no século 19 – com figuras então vistas como “patológicas”, como o Conjunto de Cantor e a Curva de Koch – até sua formalização pelo matemático Benoît Mandelbrot na década de 1970.

Luiz Felipe Fernandes, jornalista da Secretaria de Comunicação da UFG há uma década, comentou sobre o desafio de traduzir o tema para o público. “Foram meses de estudo e entrevistas para construir uma reportagem que desse conta não só da complexidade do tema, mas também que mostrasse esse lado estético e artístico da matemática”.

Nesta edição, o 8º Prêmio IMPA de Jornalismo recebeu 224 inscrições de reportagens e séries publicadas em jornais, televisão, site de notícias, rádio e podcast. Para conferir os demais vencedores, acesse o site do instituto.