Escola de Verão começa nesta segunda-feira (5) no IMPA
Depois de dias de altas temperaturas, o tempo nublado até tenta disfarçar, mas o Verão já chegou ao IMPA. Estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de professores e pesquisadores, começaram a chegar nesta segunda-feira (5) para participar da Escola de Verão do IMPA, realizada na sede do instituto, no Rio de Janeiro. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo sistema on-line do IMPA até 12 de janeiro.
Tradicional no calendário acadêmico, o Programa de Verão do IMPA nasceu em 1968 e, desde então, promove o intercâmbio científico entre matemáticos brasileiros e estrangeiros, reunindo ensino, pesquisa e intensa troca de ideias em um ambiente acadêmico único. A edição de 2026 acontece de 6 de janeiro a 27 de fevereiro e conta com uma programação diversificada, que inclui cursos regulares, minicursos e seminários, abrangendo áreas da matemática pura e aplicada, além de temas em computação, física e economia matemática.
Entre os participantes está Maria Clara Campelo, estudante de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que se inscreveu no curso de Análise na Reta. “Estou aqui no IMPA para desenvolver minhas habilidades em cálculo, através do curso de Análise na Reta. Na minha área, é muito importante e desafiador se desenvolver na matemática e é isso que eu estou esperando para esses dias”.
O programa é voltado para estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, além de professores e pesquisadores de instituições do Brasil e do exterior. A diversidade de perfis e origens é um dos pontos destacados pelos alunos. Jean Berly Rivera, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem como foco a disciplina de Machine Learning e aproveitou as férias para participar. “Quando pensamos no melhor instituto da América Latina, pensamos no IMPA. O ambiente do IMPA é muito legal, é diferente de uma graduação, tem pessoas de vários estados e até do exterior. Isso é muito legal!”
Também da UFMG, Benjámin Schineider, graduando em matemática, participa das disciplinas de Machine Learning e Combinatória. “Gosto muito do IMPA, participei do 35º Colóquio Brasileiro de Matemática, e sempre quis vir para o Verão. Estou com altas expectativas, feliz de estar aqui com a possibilidade de aprender muitas coisas”.
Para alguns alunos, o Verão do IMPA é também a primeira aproximação com o instituto. Matheus Schmidt, graduando em matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), veio ao Rio de Janeiro para conhecer de perto o ambiente acadêmico. “Acho que aqui podemos ter muita oportunidade, muita coisa interessante para conhecer. Procuro ganhar mais experiência, acho que isso é muito enriquecedor. E espero também estudar bastante, e me abrir a novos horizontes.”
O amigo Guilherme Riter aceitou o desafio de se inscrever em Análise na Reta e também em uma disciplina de mestrado. “Estou bem animado. Essa primeira semana, vou tentar ver muitas aulas e ver o que consigo acompanhar”.
A Escola de Verão do IMPA 2026 vai até 27 de fevereiro. Confira aqui a programação.


