Em visita ao IMPA, MOI inicia mais um ano de incentivo à matemática

O projeto Meninas Olímpicas do IMPA (MOI) deu início, nesta sexta-feira (25), ao seu quinto ano de atividades com a tradicional e vibrante visita ao instituto. Mais de cem alunas, de diferentes escolas participantes do programa, viveram uma tarde especial, que contou com palestras inspiradoras, jogos, dinâmicas lúdicas e momentos de muita diversão.
Criado em 2019, o MOI tem como objetivo incentivar a presença feminina nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), promovendo experiências que fortalecem a confiança das alunas e despertam o interesse pela matemática. Na abertura do encontro, a pesquisadora do IMPA, Luna Lomonaco, deixou uma mensagem de encorajamento: “Nunca deem para ninguém o poder de definir qual é o valor de vocês. Só vocês sabem o quanto vocês valem. Quem geralmente consegue chegar longe não é o melhor, é o mais resiliente”.
Após o bate-papo com as estudantes, que contou também com a professora de matemática da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Diana Sasaki, e a graduanda em engenharia química da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Ana Luísa Rodrigues, as alunas do MOI foram recepcionadas na biblioteca do IMPA, onde puderam participar de uma série de atividades matemáticas.
“Tô adorando estar aqui, além de ser um lugar muito bonito, também é uma oportunidade de experiência nova. Muito enriquecedor”, avaliou a aluna da escola Municipal Maranhão, no bairro de Pilares, na zona norte do Rio.
Já a estudante Maria Eduarda do Nascimento, a visita serve como um encorajamento para os estudos. “É muito bom estar aqui. É um incentivo para estudar para o Ensino Médio, as provas, os vestibulares que estão por vir. É uma forma de lembrar que com perseverança, nós podemos alcançar nossos objetivos”, destacou.
Parceira do MOI desde 2024, a Firjan SESI marcou presença no evento e ampliou seu envolvimento com o programa neste novo ciclo. Este ano, sessenta alunas de quatro escolas da rede passaram a integrar o projeto, fortalecendo ainda mais a colaboração entre as instituições. Outra novidade é a participação do MOI no “Math and Jeans”, iniciativa da Firjan SESI voltada à promoção da educação científica no ensino básico.
“Neste ano, estamos reforçando a parceria com o IMPA, com o MOI. Dobramos a nossa participação no programa. Estamos conseguindo que esse projeto chegue a mais meninas super jovens e estamos conseguindo colaborar com a continuidade do programa. Estamos super felizes e esperando que nos próximos anos essa parceria aumente para termos mais meninas na carreira STEM”, explicou Isabela Alcântara, analista de educação da Firjan.
O MOI não para de crescer
A visita ao IMPA celebrou ainda um marco importante: o crescimento expressivo do programa, que passou de 12 para 18 escolas participantes, um aumento de 50%. A diversidade também se ampliou — agora, além de escolas municipais, estaduais e federais, a iniciativa conta com a participação da rede SESI.
Letícia Rangel, coordenadora do MOI, explica que o projeto tem a função de encorajar meninas a entrar na área de STEM. “O MOI tem a função de enfrentar a segregação feminina no momento mais importante: quando elas começam a escolher uma carreira. Então, a gente contribui para que essas meninas façam uma escolha fortalecida através dessas experiências. Acho que o MOI coloca a matemática na vida delas de uma maneira muito desafiadora, mas acolhedora ao mesmo tempo. Isso dá coragem a elas de permanecer”, explicou.
O programa oferece bolsas para alunas se dedicarem às atividades do projeto, que ocorrem uma vez por semana nas próprias unidades de ensino. O programa também recebe alunos voluntários, ou seja, meninos e meninas que têm interesse nas atividades propostas, mas não são contemplados com bolsa. A iniciativa busca estimular a participação de estudantes no campo das exatas em geral, com o objetivo de aumentar a presença feminina em áreas como matemática, computação, tecnologia, entre outras.