‘É incrível ver no que o IMPA se transformou’, diz Cristina Perez
“É incrível ver no que o IMPA se transformou. Lembrar de quando o conhecemos ainda pequenininho e ver tudo o que ele se tornou hoje. […] Se o instituto estivesse sob administração direta, teria chegado aonde está hoje? Certamente não!”. A declaração é de Cristina Perez, ex-assessora da Secretaria Executiva e ex-chefe do Núcleo de Coordenação, Supervisão e Acompanhamento das Organizações Sociais no MEC, no terceiro episódio da série “25 anos de transformação: o IMPA como Organização Social”. A conversa com o diretor-geral, Marcelo Viana, foi ao ar nesta segunda-feira (13) no canal do Youtube do instituto.
Cristina relembrou o período em que conheceu o ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira e a secretária Ângela Santana – figuras centrais na transformação do instituto para o modelo de OS e também entrevistados na série. Segundo ela, o processo de implementação foi cheio de desafios: resistências internas, desconfiança dos órgãos de controle e dificuldades orçamentárias. O contrato de gestão do IMPA foi assinado em setembro de 2000, mas só no ano seguinte recebeu os primeiros recursos. “No começo foi complicado: era um orçamento grande, com bastante flexibilidade e um regulamento de compras próprio. Tudo muito novo, o que gerava muita desconfiança”.
Com o tempo, ajustes importantes foram feitos. A comissão de avaliação, inicialmente formada por especialistas de outras áreas, passou a contar com matemáticos indicados pelo CNPq, o que permitiu avaliar de forma mais justa o desempenho do instituto. “Lembro da nossa primeira reunião da comissão de avaliação. Não demos dez para o IMPA, mas mudamos logo a nota final. Não tínhamos especialistas na comissão, tínhamos Eloy Garcia, que acho que era biólogo. Daí o número de artigos publicados em revistas top não atingiu a meta, na ocasião. Depois, o Jacob Palis [diretor-geral do IMPA na época] apareceu com não sei mais quantos artigos na manga. Acatamos e o IMPA tirou a nota 10. Foi aí então que vimos que precisávamos conseguir os especialistas para a comissão de avaliação e passamos a buscar essas pessoas nos comitês de avaliação do CNPq”, recordou.
A série de entrevista, que foi ao ar a partir de 6 de outubro, contou também com a participação do economista e ex-ministro de Ciência e Tecnologia e ex-ministro da Administração Federal e Reforma do Estado Luiz Bresser-Pereira, e da ex-secretária da Reforma do Estado no Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE) e atual assessora da coordenação-geral da Capes e presidente da Associação de Servidores da instituição, Angela Maria Santana Carvalho. Confira aqui todos os episódios.
O próximo episódio será com José Fernando Perez, membro do Conselho de Administração do IMPA desde 2000 e presidente desde 2023. A entrevista vai ao na próxima segunda-feira (20) e encerra a série comemorativa aos 25 anos do instituto como Organização Social.