Voltar para notícias

Doutorando do IMPA é premiado no SIBGRAPI 2025

O doutorando do IMPA Daniel Perazzo foi reconhecido com o prêmio de melhor dissertação de mestrado no SIBGRAPI 2025 – o maior evento de computação gráfica e visão computacional da América Latina, realizado em Salvador (BA), no Senai Cimatec. O trabalho premiado, intitulado “Study on Gaussian Splatting and Neural Fields”, propõe avanços em uma das técnicas mais inovadoras e transformadoras da área, o Gaussian Splatting.

Além da premiação, Perazzo também teve tutorial aceito sobre 3D Gaussian Splatting. A apresentação reuniu estudantes, professores e especialistas de todo o país. “Foi uma experiência incrível. O auditório tinha docentes de várias instituições do país. É bem legal explicar uma técnica até mesmo para professores universitários. Foi muito gratificante”. 

Durante a apresentação, o doutorando destacou os fundamentos matemáticos que sustentam o Gaussian Splatting – um dos diferenciais de sua pesquisa. “Mostrei como é possível chegar à derivação do Gaussian Splatting a partir de princípios matemáticos — algo que normalmente não é abordado nos trabalhos da área”, explicou.

A dissertação premiada investiga melhorias sobre o estado da arte no campo do Gaussian Splatting, uma tecnologia que vem revolucionando a computação gráfica e a visão computacional. A técnica permite reconstruir objetos tridimensionais a partir de múltiplas imagens 2D, representando a cena como um conjunto de “gaussianas” — pequenas formas elipsoidais que, combinadas, resultam em representações 3D altamente realistas. Suas aplicações vão desde realidade virtual e aumentada até jogos digitais, medicina e entretenimento.

“É impressionante o quanto essa técnica está impactando o campo. Ela permite criar reconstruções 3D tão fotorrealistas que é difícil acreditar que não são objetos reais”, destacou o doutorando. 

A pesquisa de Perrazzo contou com a orientação dos pesquisadores Luiz Velho e Tiago Novello, do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA). Parte dos resultados da dissertação já vem sendo explorada em projetos recentes do centro, como o desenvolvimento de representações 3D em ambientes interativos.

O reconhecimento no SIBGRAPI 2025 marca a segunda premiação de Perazzo no evento. Em 2022, quando ainda era aluno de graduação (UFPE), ele conquistou o prêmio de melhor artigo em computação gráfica, também com um trabalho desenvolvido em colaboração com o Visgraf. 

“Fiquei muito feliz com esse novo reconhecimento. É ótimo ver um trabalho, em que a gente se dedica tanto, ser valorizado por uma comunidade tão importante. Também foi uma oportunidade de conhecer pesquisadores incríveis e abrir novas possibilidades de colaboração”, concluiu.