Voltar para notícias

Conferência na França celebra os 60 anos de Claudio Landim

Em celebração aos 60 anos do pesquisador do IMPA Claudio Landim, referência internacional em probabilidade e suas aplicações à física estatística, o Centre International de Rencontres Mathématiques (CIRM), em Marselha (França), sediará a conferência “Sistemas de partículas em interação e campos relacionados”. O encontro será entre 22 e 26 de setembro e é organizado por ex-alunos de Landim, como Milton Jara, pesquisador do IMPA, que integra a Comissão Científica do evento.  

“Uma tradição de longa data na ciência, e em particular na matemática, é celebrar o sexagésimo aniversário de cientistas de renome com uma conferência em seu honor. Usualmente, a organização desta conferência é responsabilidade dos ex-alunos do homenageado. No caso de Claudio Landim, a primeira dificuldade foi escolher quem organizaria a conferência. Com mais de 20 ex-alunos de doutorado, e uma miríade de ex-alunos de mestrado e pós-doutorado, o Claudio tem deixado uma marca indelével na comunidade matemática brasileira, e também mundo afora. Quando perguntamos como gostaria de ser homenageado, a única condição que ele colocou foi que ‘seja uma boa desculpa para organizar uma conferência legal’”, relatou. 

De acordo com Jara, o CIRM foi o cenário ‘natural’ para sediar a homenagem. “Localizado em meio aos famosos calanques provençais, o centro oferece um ambiente que combina a tranquilidade da natureza com a intensidade de uma conferência científica de alto nível”, ressaltou.

O evento reunirá alguns dos principais especialistas mundiais em probabilidade e análise, física estatística e processos estocásticos. Entre os palestrantes confirmados estão Bernard Derrida (Collège de France); S.R Srinivasa Varadhan (Instituto Courant / EUA), Herbert Spohn (Technical University of Munich / Alemanha), Pablo Ferrari (Universidade de Buenos Aires / Argentina), Perla Sousi (Universidade de Cambridge / Inglaterra), entre outros. Ao todo, mais de 20 pesquisadores já confirmaram participação.

Para Landim, o evento é uma oportunidade de reencontrar pesquisadores que marcaram sua trajetória. “Fico lisonjeado. É um privilégio contar com a presença  de meus mentores, como S.R. Varadhan, que comemorou seu octagésimo-quinto aniversário no ano passado em uma bela conferência, e de colaboradores vindos dos quatro lados do planeta. Agradeço aos ex-alunos e colegas que organizaram a homenagem”.

Como parte da celebração, será publicada uma edição especial da revista científica Markov Processes and Related Fields (MPAG), dedicada a celebrar as contribuições de Landim na área de sistemas de partículas em interação. Amigos, coautores e colaboradores estão convidados a submeter artigos até 31 de dezembro de 2025. Os trabalhos poderão trazer pesquisas originais ou revisões sobre tópicos relacionados, e passarão por processo de revisão por pares antes da publicação.

Trajetória de Claudio Landim

Carioca, Claudio Landim é pesquisador do IMPA desde 1994 e foi diretor-adjunto do instituto entre 2008 e 2024. Especialista em probabilidade, formou-se matemático na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Fez mestrado em Estatística e Probabilidade no IMPA, doutorado em Matemática na Universidade Paris Diderot (1990) e pós-doutorado no Instituto Courant, na Universidade de Nova York (1994).

Landim é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2001 e recebeu  a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2010, e o grau Grã-Cruz, em 2023. Em 1997, foi contemplado com a medalha de Bronze do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) por suas contribuições à teoria do comportamento hidrodinâmico de sistemas de partículas. 

O pesquisador também recebeu uma bolsa da Fundação John S. Guggenheim (2004), o Prêmio de Matemática da Academia Mundial de Ciências (TWAS), e a Medalha Juscelino Kubitschek (2016).