Voltar para notícias

35º CBM será em homenagem a Palis, gigante da ciência brasileira

“O Colóquio tem um ambiente de camaradagem e de estímulo para que nós nos integremos num esforço para produzir a melhor pesquisa possível, como também para enfrentar o desafio de contribuir para a melhoria do ensino da matemática”. As palavras proferidas por Jacob Palis, então diretor-geral do IMPA, na abertura do 24º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM), descrevem com precisão o clima do evento mais tradicional da área no Brasil. A 35ª edição do CBM é dedicada à memória de Palis, falecido em 7 de maio, aos 85 anos. 

A homenagem reconhece as contribuições científicas e institucionais de Palis, referência internacional na área de sistemas dinâmicos. Presidente da Academia Brasileira de Ciências por três mandatos, foi um dos principais articuladores do desenvolvimento da matemática no Brasil. Ao longo de sua carreira, Palis formou gerações de pesquisadores e foi peça-chave na consolidação do IMPA como centro de excelência mundial. 

“A trajetória de Palis marcou profundamente a matemática brasileira. Diretor do IMPA de 2003 a 2013, ele também presidiu a União Matemática Internacional, consolidando o papel do Brasil no cenário científico mundial. Nada mais justo que o IMPA retribua e celebre tudo o que este cientista singular ofereceu ao instituto e à ciência”, destacou Jorge Vitório Pereira, diretor-adjunto do IMPA e coordenador do evento. 

Dentro da programação do Colóquio, o legado de Palis será celebrado, em 30 de julho, com uma palestra  do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, que foi orientado por Palis durante o doutorado no instituto. A apresentação será seguida por uma mesa-redonda com a participação da presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, do professor emérito da UFRJ e ex-presidente da ABC, Luiz Davidovich, e do pesquisador do IMPA e da Universidade de Zurique, Artur Avila, ganhador da medalha Fields em 2014. 

Outras atividades do 35º CBM

Entre 28 de julho e 1º de agosto, os corredores do IMPA receberão pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior para debater avanços em diversas áreas da matemática. Mais de 200 apresentações estão programadas. 

Neste ano, as plenárias serão conduzidas pelos pesquisadores Gigliola Staffilani (MIT); Jelani Nelson (UC Berkeley); José Seade (Instituto de Matemáticas, UNAM); Marco Gualtieri (University of Toronto) e Svetlana Jitomirskaya (UC Irvine).

A programação científica inclui ainda minicursos, sessões temáticas e apresentações de pôsteres. 

A mesa-redonda “O valor da Matemática fora da Academia: discussão sobre a presença de matemáticos nas empresas e a interação Academia-Indústria”, marcada para 30 de julho, contará com os convidados Gustavo Nonato (USP-São Carlos), João Carabetta (Escritório de Dados da Prefeitura do Rio de Janeiro), e Pedro Peixoto, (USP). As inscrições para o evento podem ser feitas neste link. 

Realizado a cada dois anos, o CBM é promovido pelo IMPA desde 1957. Neste ano, além de celebrar os rumos da matemática contemporânea, o Colóquio também será uma oportunidade de refletir sobre o legado de um cientista que dedicou sua vida à pesquisa e à formação de novos talentos no Brasil e no exterior.

Leia também: IMPA e INDAM assinam novo acordo de cooperação científica