Voltar para eventos de disseminação

22 de maio a 22 de maio de 2026IMPA, Rio de Janeiro

6º Encontro sobre Mulheres Matemáticas do IMPA

O 6º Encontro sobre Mulheres Matemáticas do IMPA – EMMI é organizado por alunas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada para comemorar o Dia da Mulher na Matemática e promover uma conversa sobre a realidade das mulheres na carreira acadêmica. De forma a ampliar o alcance da discussão, a presença de todos é bem-vinda e incentivada.

Em sua sexta edição, o evento será realizado no dia 22 de maio e buscará explicitar a participação de mulheres e outros grupos subrepresentados na matemática, com palestras de pesquisadoras convidadas e apresentações curtíssimas de pessoas em começo de carreira. Além disso, e ao estilo das demais edições, abrirá um diálogo entre professoras envolvidas em questões de minorias na matemática e o público.

Em formato híbrido, o Encontro terá transmissão simultânea via plataforma Zoom, sendo possível assistir de forma online, ou presencialmente no auditório do Impa. Para participar será necessário inscrição.

O Dia da Mulher na Matemática foi criado em 2018 e a data de 12 de maio foi escolhida em homenagem ao nascimento de Maryam Mirzakhani, primeira matemática ganhadora da Medalha Fields. Outros eventos serão realizados no Brasil e no mundo para celebrar esta data. Para mais informações, consulte: https://may12.womeninmaths.org/

 Atenção:

O evento será híbrido e apenas as pessoas inscritas poderão acessar a sala virtual. O link de acesso será enviado por e-mail após concluída a inscrição.
Caso não o tenha recebido até o dia anterior ao evento, recomendamos verificar a caixa spam. Se não encontrar, envie um e-mail para encontromulheresimpa@gmail.com

Inscrições: 22/04 à 20/05

Link de inscrição

Comissão organizadora

Diana Pulido - Doutorado
Francisca Aguayo - Mestrado
Gabriella Freitas - Doutorado
Vitória Ferreira - Doutorado
Luísa Ranção - Mestrado
Mayumi Shiguihara - Doutorado
Mishel Zhigue - Mestrado
 
 
Minatalk

Inscrições: 22/04 à 08/05

Nesta edição, para dar visibilidade e incentivar a troca entre estudantes e pós-doutorandos de grupos minoritários na Matemática, teremos as Minatalks: sessões de apresentações presenciais de 3 minutos, em que se poderá apresentar conteúdo científico (a própria pesquisa ou outro assunto que ache interessante), e no caso de estudantes de graduação serão permitidos relatos de experiência. Serão emitidos certificados. Para mais detalhes da programação do Minatalk acesse o link.

Palestras

Consulte abaixo um breve descritivo dos temas abordados durante as palestras do evento.


Palestrante: Liliane Kustmann

Título: Apoio à implantação de Workflows Conteinerizados

Resumo: A implantação de workflows enfrenta desafios inerentes às especificidades dos ambientes de execução e características dos workflows. Embora contêineres tenham revolucionado a implantação de software, eles foram projetados para operar de forma autônoma e isolada, o que contrasta com a natureza interconectada dos componentes de um workflow. Definir a composição ideal desses contêineres é complexo devido à quantidade de alternativas e à variação de desempenho entre diferentes infraestruturas. Além disso, a integração da proveniência dos dados do contêiner e do workflow permanece uma lacuna nas soluções atuais. Esta palestra apresenta um estudo sobre composições de contêineres para workflows em ambientes de Alto Desempenho (PAD), oferecendo suporte prático à implantação. Propõe-se, ainda, um modelo de proveniência unificado, baseado em padrões de representação, para coletar e integrar rastros de execução. Resultados obtidos com workflows reais demonstram que explorar diferentes composições, aliado ao uso de dados de proveniência, é fundamental para a qualidade e reprodutibilidade de experimentos conteinerizados.


Palestrante: Maria José Pacífico

Título: Sobre Densidades Estacionárias sob Ruído de Variação Limitada

Resumo: Estudamos medidas estacionárias de sistemas dinâmicos aleatórios obtidos ao perturbar aplicações determinísticas com ruído aditivo i.i.d. cuja distribuição tem densidade de variação limitada. Nosso primeiro objetivo é estabelecer a existência e as propriedades de regularidade das densidades estacionárias, destacando o efeito suavizante induzido pelo ruído e sua interação com a dinâmica determinística. Nosso segundo objetivo é desenvolver um arcabouço rigoroso para sua aproximação numérica, fornecendo cotas de erros validadas adequadas para provas assistidas por computador via discretizações de posto finito de operadores de transferência. Aplicamos a teoria a sistemas não-uniformemente hiperbólicos, incluindo o Atrator Contrativo de Lorenz e o mapa de Hénon, ilustrando tanto os fenômenos de regularização quanto a viabilidade de cálculos validados. Este é um trabalho conjunto com Ricardo Bioni e Isaia Nisoli.