Mestrado: Economia Matemática

Disciplinas do 1o ano

As disciplinas cursadas no 1o ano são:

  • Análise no Rn
  • Economia Matemática e Finanças I
  • Microeconomia
  • Medida e Integração

 

Ao final do 1o ano, todos os alunos serão avaliados pela Comissão de Ensino e espera-se destes um desempenho de excelência.  Os alunos que não obtiverem pelo menos 3 graus A ou B nas disciplinas cursadas no 1o ano serão desligados do programa.

 

Disciplinas do 2o ano

As disciplinas são:

  • Eletiva 1
  • Probabilidade I
  • Otimização ou Análise Numérica
  • Eletiva 2
  • Tópicos de Economia Matemática

 

Dissertação

A elaboração da dissertação deverá ser orientada por um professor do IMPA. A inscrição em Elaboração de Dissertação corresponde a 3 créditos. A dissertação de Mestrado consiste numa exposição sistemática e pessoal de um tópico aprovado pelo orientador. Depois de redigida a dissertação, o aluno deve entregar um exemplar à Coordenação de Ensino e fazer uma exposição oral perante uma banca composta de três professores, nomeada pela Comissão de Ensino. Uma vez aprovado pela banca, o candidato deve entregar um exemplar em versão eletrônica, para constar no banco de dados do instituto.

Os alunos admitidos no Programa de Mestrado na Opção Matemática poderão se inscrever em Elaboração de Dissertação no máximo por dois períodos letivos. Os alunos admitidos no Programa de Mestrado em Matemática nas demais opções poderão se inscrever em Elaboração de Dissertação, no máximo, por três períodos letivos.

 

Reconhecimento de créditos de disciplinas cursadas fora do IMPA

O aluno pode solicitar reconhecimento de créditos obtidos em disciplinas de Pós-graduação cursados em outras instituições. Para isso, deve dirigir uma solicitação à Coordenação de Ensino contendo a ementa  da disciplina e uma declaração com a nota, ambas oficiais.

 

Concessão do Grau

  • Obter, no mínimo, 32 créditos de Pós-Graduação.
  • Ser considerado aprovado nas disciplinas do 1o ano com 3 graus A ou B.
  • Redigir, sob a orientação de um professor do IMPA, uma Dissertação de Mestrado que deve ser aprovada por uma banca designada pela Comissão de Ensino ou obter conceito A ou B em pelo menos duas disciplinas de Doutorado.  No caso de optar por substituir a dissertação de mestrado, o aluno deve submeter, previamente, à Comissão de Ensino, um planejamento de atividades o qual deve ser aprovado pelo orientador.
  • Demonstrar conhecimentos em nível de leitura em Inglês.
  • Ter sido aluno regularmente matriculado no IMPA durante pelo menos dois períodos letivos.
  • Ser aprovado, com no mínimo três graus A ou B, nas disciplinas do 2o ano.

 

Oferta Mínima Anual

Período Primeiro Ano Segundo Ano Terceiro Ano
Verão Introdução à Economia Matemática (+)  ou Análise na Reta (+) Eletiva 1  Disciplina de doutorado * ou Elaboração de dissertação
Segundo Período

Análise no Rn

Microeconomia

Probabilidade I

Otimização ou Análise Numérica

Eletiva 2

Terceiro Período

Economia Matemática e Finanças I

Medida e Integração

Tópicos de Economia Matemática

Disciplina de doutorado * ou Elaboração de dissertação

Obs. Obs. 1: ( + ):  Disciplinas de Iniciação Científica

Obs. 2: As disciplinas eletivas deverão ser escolhidas entre as disciplinas regulares do Mestrado,  Doutorado e  Mestrado Profissional em Finanças, excetuando as disciplinas Otimização 1 e Probabilidade e Processos Estocásticos deste programa. Estas disciplinas deverão ser aprovadas pelo orientador acadêmico.

 

Sugestão de Roteiro

No período Agosto-Novembro de seu segundo ano no Programa de Mestrado o aluno deverá iniciar o trabalho de dissertação que será concluído no verão seguinte ou fazer a primeira das duas disciplinas de doutorado, que substituirão a dissertação, fazendo a segunda no verão seguinte.