Navegar

1 de February de 2019, 16:28h

Indicações ao Prêmio SBM se encerram em 28 de fevereiro

Se você é pesquisador de instituição nacional de ensino e pesquisa e leu um artigo original na área de Matemática, publicado a partir de 2016, pode indicá-lo ao Prêmio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) 2019. O período de inscrição se encerra em 28 de fevereiro. 

Criado para distinguir o melhor artigo original na área, de autoria de um jovem pesquisador residente no Brasil, o Prêmio SBM é concedido a cada dois anos, durante o Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM).  Além de diploma e remuneração de R$ 20 mil, o vencedor é convidado a proferir palestra plenária no colóquio, realizado no IMPA.

Leia também: Equipe feminina escalada para a disputa de olimpíada na Ucrânia
Pesquisadora do IMPA é destaque na Quanta Magazine
IMPA abre vaga em Matemática Aplicada

As indicações ao Prêmio SBM poderão ser feitas por meio de envio de documentação em inglês ao e-mail premioSBM@sbm.org.br. Confira informações adicionais no regulamento

Nas três edições já realizadas, dois pesquisadores do IMPA foram premiados: em 2013, Artur Avila ganhou com “On the regularization of conservative maps”, artigo publicado na Acta Mathematica 2015 (2010); em 2017, o vencedor foi Robert Morris, autor de “Independent sets in hypergraphs”, divulgado no Journal of the American Mathematical Society, volume 28 (2015).

O artigo vencedor será selecionado por comissão formada pelos professores Noga Alon (Tel Aviv University e Princeton University), Vaughan Jones (Vanderbilt University), Richard Schoen (University of California-Irvine), Stanislav Smirnov (Université de Genève) e Paolo Piccione (USP), presidente da SBM.  No julgamento, serão considerados os critérios de originalidade, relevância, profundidade e potencial de impacto no desenvolvimento da respectiva área.

Leia também: 23 dos 76 aprovados na Unicamp têm medalhas da OBMEP e OBM
Cursos de verão no IMPA reúnem 400 estudantes de 11 países