Navegar

4 de October de 2018, 11:28h

IMPA comemora SNCT com ciclo de palestras públicas

Márcia vai falar sobre “maluquices da água”/ Foto L’Oreal Unesco For Women in Science

“O que faz um matemático?” Se você ainda está em busca da resposta, a comemoração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no IMPA é uma ótima oportunidade para descobrir, afinal, como é o dia a dia de um pesquisador da área. A pergunta é tema da palestra do diretor-geral da instituição, Marcelo Viana, uma das atividades da programação, aberta a estudantes de escolas públicas e privadas.

Leia também: Brasil ganha quatro medalhas na Iberoamericana de Matemática
Abertas as indicações para o Prêmio SBM 2019
Blog Ciência & Matemática: O tal do algoritmo

Reduto de pesquisa científica de ponta, o IMPA, para marcar a data, também vai sediar uma oficina de origami com Dyego Soares (IMPA) e uma palestra com a premiada física Márcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atividade que integra o Ciclo IMPA-Serrapilheira de Popularização da Matemática, parceria com o Instituto Serrapilheira.

Realizada anualmente desde 2004 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a SNCT aborda este ano o tema “Ciência para a redução das desigualdades”. Em todo o país, serão realizados eventos em centenas de instituições.

Ciclo de palestras será aberto pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana 

Em sua palestra, intitulada “As maluquices da água podem ser a resposta”, a pesquisadora da UFRGS vai mostrar como determinado comportamentos nada usuais dessa substância química são importantes para a manutenção da vida e podem ser até usados para resolver o problema da escassez de água potável na Terra. 

Também uma importante voz nos debates sobre a participação feminina na Ciência, Márcia já foi agraciada com o L’Oréal-Unesco for Women in Science, prêmio que desde 1998 reconhece e apoia, anualmente, cinco notáveis pesquisadoras ao redor do mundo pelas contribuições ao avanço da ciência. Recebeu, ainda, a Nicholson Medal, dada pela American Physical Society pela atuação em questões de gênero na Ciência.

Escolas interessadas na comemoração da SNCT devem se inscrever pelo e-mail contato@bieniodamatematica.org.br . Os pedidos serão atendidos por ordem de recebimento da solicitação, respeitando o limite de vagas. Crianças a partir de 12 anos são o público-alvo das atividades.

As atividades da SNCT integram o Biênio da Matemática 2017-2018, que é formado por uma série de ações e eventos nacionais e internacionais com o intuito de incentivar o estudo da Matemática e popularizá-la. Entre as realizações do IMPA estão também o Festival da Matemática, a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) e o Congresso Internacional dos Matemáticos (ICM), sediado em agosto, no Riocentro.

Leia também: Formas inovadoras de comunicar Ciência
IMPA abre inscrições para bolsas no Curso de Verão 2019
IMPA abre concurso para contratar pesquisador