Navegar

4 de December de 2018, 15:20h

Marcelo Viana faz balanço do Biênio da Matemática na Câmara

Como a Matemática é vista hoje no país? As respostas hão de revelar que o Biênio da Matemática, proclamado pelo Congresso Nacional por meio da Lei 13.358, de sete de novembro de 2016, gerou um sólido movimento para desmistificar e popularizar a disciplina em todo território nacional.

Os resultados alcançados nos últimos dois anos serão apresentados nesta quarta-feira (5), pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, em evento promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e pela Frente Parlamentar Mista da Educação, em Brasília.

Leia também: No Instagram, os múltiplos sentidos da Matemática
Sotheby’s faz leilão de relíquias da Matemática mundial
IMPA é bicampeão no Prêmio Jatobá de Comunicação

Na palestra, que será realizada a partir das 8h no plenário 10 da Câmara dos Deputados, Viana mostrará como o Biênio gerou uma onda de iniciativas que se espalhou para além do Rio de Janeiro, sede dos dois maiores eventos mundiais da área: a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), em julho de 2017, e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), em agosto de 2018.

Como integrante da Comissão de Honra do Biênio da Matemática, Viana acompanhou como as ações atingiram a sociedade em geral. Durante o Festival da Matemática, por exemplo, cerca de 18 mil pessoas, entre famílias, estudantes e professores dos ensinos Fundamental e Médio, vivenciaram, no Rio, o lado divertido e desafiador da Matemática.

As olimpíadas realizadas pelo IMPA (IMO, OBMEP, OBM) também serão detalhadas durante a apresentação. Com efeitos positivos comprovados no desempenho de alunos de instituições públicas e privadas, as competições são um exemplo de como, por meio da Matemática, é possível contribuir para o desenvolvimento da Educação no país.

Viana foi convidado pelo coordenador da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR), autor do projeto de lei que instituiu o Biênio da Matemática, em conjunto com os deputados Pedro Fernandes (PTB-MA) e Wilson Filho (PTB-PB).

Além dos resultados em nível nacional, a cargo do diretor-geral do IMPA, as iniciativas do Biênio no Paraná serão apresentadas por Lucimar Donizete Gusmão, doutora em Educação para a Ciência e para a Matemática. O encontro será aberto a todos os interessados no tema.

Leia também: Entre o distrito de Lagoa da Cruz (PB) e o Canadá, a Matemática
IMPA ajuda médicos a calcular risco de morte em cirurgia
Física mostra como a água é ‘fascinantemente maluca’