Navegar

7 de January de 2019, 19:00h

Curso de Verão 2019 reúne diversos sotaques no IMPA

A estação mais quente do ano chegou e há quem prefira sol, praia, mar e diversão. Já a turma do Curso de Verão 2019 do IMPA prefere aproveitar os meses de janeiro e fevereiro para colocar os estudos em dia ou se especializar em temas que vão ajudar na pós-graduação ou no mercado de trabalho.

Marina Luz

Vindos de diferentes regiões do país e do exterior estes jovens veem no IMPA a porta de acesso para um mundo de oportunidades. É o caso de Marina Luz, 25 anos, de São Gonçalo (RJ). Recém formada em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela quer trabalhar no mercado financeiro, na área de fundo quantitativo que usa modelos estatísticos para poder tomar decisões, e viu nas disciplinas do curso uma chance de aprofundar os conhecimentos desta área, que planeja abordar do mestrado que já está nos seus planos.

Leia também: Versão em português do Youcubed estimula a Matemática
Matemática no Brasil em 2018: veja as 5 principais notícias
Marcelo Viana participa das posses no MEC e no MCTIC

“Precisava de base matemática para fazer, por isso puxei as matérias condizentes — introdução à economia matemática, cadeias de Markov e análise da Reta”.

Joaquim Bermudes

Este foi mais o menos o mesmo pensamento de Joaquim Antônio Costa Bermudes, 22 anos, de São João Nepomuceno (MG). Aluno do último período de Economia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pretende fazer mestrado em Matemática Pura no IMPA e veio testar seus conhecimentos no Curso de Verão. Matriculado para o curso de Análise da Reta, pensa ainda em acompanhar as aulas de Introdução à Economia Matemática, se achar que vai dar conta do recado.

“Penso em fazer mestrado em Matemática Pura porque o curso de Economia exige bastante de Matemática. Vi no site de um professor de Nova York as matérias que ele desejava que um aluno soubesse e era o curso de Matemática inteiro. Então, minha ideia é vir para cá fazer mestrado e depois fazer doutorado em Economia Matemática”, avalia.

Leonardo Lessa

A propaganda boca a boca dos colegas da Universidade de São Paulo (USP) trouxe o brasiliense Leonardo Almeida Lessa, 19 anos, até o IMPA neste verão. Aluno de bacharelado em Física, resolveu seguir a dica dos amigos. Conseguiu bolsa para vir ao Rio de Janeiro e está maravilhado com o ambiente. “O IMPA é o melhor do Brasil e ainda por cima o curso é gratuito. Nem pesquisei outros cursos, pois a reputação do IMPA falou mais alto”, conta.

Curioso, Leonardo afirma que a oportunidade de estar entre matemáticos, experiência que ainda não tinha tido, é essencial para alguém como ele que tem interesse em Física Matemática e faz Iniciação Científica na área.

“Acho que vai ser uma experiência boa de aprendizado. Por enquanto está sendo muito legal, o IMPA é muito bonito. Não sei exatamente ainda em que área pretendo atuar. A princípio penso em fazer Geofísica, não sei se esta estadia por aqui vai alterar minha opinião. Pode ser que sim”, confessa.

Marcos Campos

Marcos Willi Campos, 18 anos, conhece o instituto de longa data. Tudo porque disputou diversas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição da qual acumula duas medalhas de ouro e três de prata e que é organizada pelo IMPA.

Apesar de bastante jovem, está no terceiro ano de Economia na Fundação Getulio Vargas (FGV). Se você está fazendo contas de como isso é possível, explicamos. Marcos, aluno de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, pulou a 2ª série do Ensino Médio. O bom desempenho escolar e nas olimpíadas de conhecimento chamaram a atenção e ele recebeu convite para estudar na FGV. Fez a prova, passou e ganhou a bolsa para fazer o curso aos 16 anos.

Com naturalidade, e certa timidez, diz que não teve maiores dificuldades de chegar à universidade ainda na adolescência. “Acho que estava preparado em relação ao conteúdo, sei correr atrás, costumo estudar bastante. Acabei não tendo problemas sociais ou de aprendizado”, conta.

“Quero trabalhar com economia, na área de Estatística. Gosto bastante da matéria de Combinatória e estou aqui porque gostaria de conhecer o IMPA melhor, pois tenho interesse no mestrado em Economia Matemática”.

O curso de Verão do IMPA está só começando e as inscrições ainda estão abertas. Até o dia 1º de março, muitos alunos, apaixonados por matemática, vão aproveitar a estação mais quente nas salas e nos corredores do instituto.

Leia também: Na Medicina, Alan de Pinho encontrou a Matemática
Calendários regulam a vida da humanidade há milênios
IMPA abre vaga em Matemática Aplicada