Navegar

8 de October de 2018, 16:11h

Brasil fica em 1º lugar na Iberoamericana Universitária

A equipe brasileira terminou em primeiro lugar no quadro geral por equipes na 10ª edição da Iberoamericana Interuniversitária de Matemática, após conquistar duas medalhas de ouro e duas de prata. O torneio disputado em Santa Marta, na Colômbia, terminou no último sábado (6).

George Lucas Diniz Alencar (CE) e Andrey Jhen Shan Chen (SP) ganharam medalhas de ouro, depois de marcarem 40 e 39 pontos respectivamente. Já os estudantes Thiago Landim de Souza Leão (PE) e Thiago Ribeiro Tergolino (RJ) ficaram com a prata, após pontuarem 32 e 23 pontos cada. O professor Matheus Secco (RJ) foi o líder da equipe.

Leia também: IMPA ajuda médicos a calcular risco de morte em cirurgia
No UOL, a probabilidade nas pesquisas eleitorais
Aloísio Araújo diz estar com “medo” de orçamento base zero

A competição reuniu 53 estudantes universitários da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala e México.  Organizada desde 2009, a Iberoamericana Interuniversitária de Matemática tem como objetivo incentivar o estudo da Matemática e a excelência acadêmica para melhorar capacidade científica e contribuir com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes.

O Brasil participa do evento desde sua primeira edição e acumula até o momento 28 ouros, 9 pratas e 3 bronzes. A sede do torneio em 2019 ainda não foi definida.

Leia também: Coluna na Folha: A crise dos fundamentos da matemática – 2
Programas temáticos podem receber até R$ 200 mil
IMPA abre concurso para contratar pesquisador