Navegar

5 de December de 2017, 11:26h

Avila é premiado pela Câmara de Comércio França-Brasil

Reprodução da coluna de Bruno Astuto, revista Época

A Câmara de Comércio França-Brasil realiza nesta terça-feira (5) a 17ª edição do Prêmio Personalidade, no Rio. O homenageado deste ano será Artur Avila, matemático franco-brasileiro, que simboliza a cooperação científica internacional e ressalta a pesquisa fundamental como um importante instrumento fomentador da criatividade.

“Fico honrado em receber este prêmio. Por um lado, reforça os laços entre França e Brasil na matemática, que sempre foram importantes para mim. Por outro, representa um reconhecimento da importância da pesquisa científica para a sociedade em geral. Seria muito bom se relações mais estreitas entre a indústria e o meio acadêmico fossem estimuladas”, diz ele.

Leia também: Matemático critica modelo de sorteio da Fifa, na Folha
Estudo de Harvard mostra efeito positivo da OBMEP nas escolas
Lógica matemática para compreender as famílias

Para o presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, Maxime Rabilloud, Avila encarna o fortalecimento dos laços França-Brasil e representa muito bem o significado do prêmio, que tem como objetivo homenagear franceses e brasileiros por contribuírem para a aproximação dos dois países em diversos setores.

“O prêmio deste ano busca homenagear a comunidade científica e sua contribuição para a inovação, que repousa sobre um ecossistema associando empresas, pesquisadores e institutos de pesquisa que formam e desenvolvem os talentos”, diz Maxime.