Navegar

20/08/2021

Workshop vai oferecer soluções matemáticas a empresas

Assim como muitas outras tecnologias amplamente usadas nos dias de hoje, o Facebook, o Google e até mesmo a internet germinaram de projetos científicos realizados em universidades e institutos de pesquisa. O que prova que colaborações entre esses dois setores podem ser frutíferas para ambos os lados. Com o objetivo de estimular ainda mais esse diálogo, o IMPA realiza, de 6 a 10 de setembro, o 7º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 30 de agosto, pelo sistema institucional do instituto.

Realizado em formato virtual, o evento é organizado pelo Centro de Projetos e Inovação do IMPA (Centro Pi) em parceria com o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) do ICMC-USP. Podem se inscrever para participar do workshop pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de matemática, estatística e computação, além de gestores e pesquisadores de empresas.

Leia mais: INCTMat promove live sobre elaboração de artigos científicos
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Eralcilene Terézio
Ao Globo, Adam Kucharski diz que vacina não conterá Delta

Ao longo da semana do evento, os participantes se dividirão em grupos e trabalharão para encontrar e propor uma solução a problemas reais da indústria nas áreas de  ciências de dados, inteligência artificial, geoestatística, estatística, econometria e comportamento assintótico. Do outro lado, as empresas participantes levarão ao workshop questões a serem resolvidas como a otimização de carteiras de investimentos em fundos, modelos preditivos para exportação de grãos, automação na área de Recursos Humanos e detecção de sobrepreço de mercadoria a partir de notas fiscais são alguns deles.

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana,  e o diretor de tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) Mauricio Guedes, participam da abertura do workshop. O primeiro dia de programação também contará com o lançamento oficial do Centro Pi, criado pelo IMPA para potencializar e identificar oportunidades de colaborações com o setor empresarial, além de apresentações das empresas participantes.

Para mais informações, acesse o site do Workshop.

Leia também: Ciclo de palestras do IMPA vai mostrar fascínio da matemática
Na Folha de S.Paulo, Marcelo Viana fala da Plimpton 322