Navegar

14/08/2019

Workshop na Unicamp discutirá papel do cientista na atualidade

Foto: Freepik

O workshop “O Cientista do Século XXI” discutirá o papel do cientista brasileiro frente às grandes mudanças no mundo, nesta quinta (15) e sexta-feira (16), no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, em Campinas (SP). O evento, que tem apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), é gratuito e aberto a alunos, professores, pesquisadores e interessados no tema. As inscrições podem ser feitas ser feitas neste formulário.

“Inovando na Matemática e suas Aplicações no Brasil”, “Reflexões de uma Matemática Industrial”, “Como a Matemática e a Inteligência Artificial se influenciam mutuamente” são alguns dos temas que serão debatidos pelos especialistas de instituições como USP, Fapesp, Unicamp e Instituto Serrapilheira.

Leia também: Um desafio de probabilidade para a Bela Adormecida
Doutor pelo IMPA publica artigo sobre dengue no Brasil
No Blog Ciência & Matemática, uma reflexão sobre a cola

Entre os palestrantes, está João de Azevedo, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em “Uma Perspectiva sobre a Formação de Pesquisadores e o Fomento da Pós-Graduação”, Azevedo apresentará requisitos importantes para a formação do pesquisador no século 21.

O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, apresentará alguns desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, e apontará algumas dificuldades estruturais, com base em documentos recentes da ABC.

Já o diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, Hugo Aguilaniu, falará sobre como financiamento público e privado da pesquisa científica podem se complementar. Ele também abordará a importância de se promover a diversidade na ciência.

Confira a programação completa, com os palestrantes, títulos e resumos das apresentações acessando a página oficial do evento. 

Leia também: Matemático colombiano Daniel Marroquín se adapta ao Rio
Abertas inscrições para o exame de acesso ao PROFMAT