Navegar

09/08/2021

Visgraf se consolida na principal conferência de computação

Primeiro grupo de pesquisa brasileiro a participar da Siggraph – a conferência anual de computação gráfica que acontece esta semana – o Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA) vem consolidando sua participação a cada nova edição do encontro, considerado o maior da área. Além de contar com apresentação de artigos de três ex-alunos do laboratório do IMPA – Alexandre Chapiro, Fabian Andres Prada e Adriana Schulz -, a 48ª edição da conferência teve uma apresentação especial, dentro do programa chamado “Retrospectiva”, sobre a contribuição da linguagem de programação Lua à indústria de jogos. 

Criada em 1993 para um projeto da Empresa Brasileira de Petróleo, no Tecgraf da Puc-Rio, numa parceria do pesquisador do Visgraf Luiz Henrique de Figueiredo com professores do Departamento de Informática da PUC-Rio Roberto Ierusalimschy e Waldemar Celes, Lua se tornou uma das linguagens de script líderes na indústria de jogos. “A escolha da linguagem de programação Lua como tema da seção ‘Retrospectiva’ da Siggraph 2021 reflete o seu impacto global na indústria de software e entretenimento digital, e em particular, o seu papel na indústria de jogos, como Grim Fandango, World of Warcraft, Angry Birds, Roblox”, ressaltou Figueiredo.

Leia mais: Fundadores do IMPA são homenageados em calendário da SBPC
Fator de impacto do Boletim da SBM dobra, atingindo 1.2
No blog Ciência & Matemática: António Aniceto Monteiro

O pesquisador-líder do Visgraf, Luiz Velho, chama a atenção para o fato de que outra apresentação sobre contribuições do Brasil para a computação gráfica, também no painel “Retrospectiva”, homenageia o artista Waldemar Cordeiro (1925-1973). Cordeiro foi tema da exposição Arteônica, da qual Velho foi curador durante a Sibgrapi, a conferência de gráficos, imagens e padrões, em  1993. 

“De certa forma, fomos pioneiros em homenagear Waldemar Cordeiro. Fizemos uma exposição super legal, com um catálogo com todos os trabalhos dele. Alguns dos textos do catálogo foram escritos por Giorgio Moscati, um dos seus principais colaboradores. Foi a primeira vez  que o Sibgrapi teve uma parte da programação sobre arte no computador”, comentou.

Pirambu, de Waldemar Cordeiro/ 1973

Lançamento do livro “Ray Tracing Gems II”

Outro destaque da programação da Siggraph 2021 é o lançamento do livro Ray Tracing Gems II, que conta com o capítulo “Real-Time Rendering of Complex Fractals“, escrito por Vinícius da Silva (PUC-Rio), Tiago Novello (IMPA), Hélio Lopes (PUC-Rio) e Luiz Velho. Reunindo o estado da arte do traçado de raios, técnica que está deixando as imagens gráficas cada vez mais realistas, o livro conta com capítulos escritos por diferentes grupos de pesquisa do mundo, e só dois são brasileiros.

O capítulo “Real-Time Rendering of Complex Fractals” fala sobre visualização de matemática para fractais. “É um lindo trabalho de ponta sobre visualização de matemática para fractais, que produzimos junto a um editor indicado por eles, que foi aperfeiçoando nosso projeto. O legal desse livro é que ele foi publicado pela Nvidia e pela Springer em formato digital e impresso, e o digital é de graça”, contou o pesquisador-líder do Visgraf.

Visgraf tem tradição na conferência

Desde sua estreia na conferência, em 1991, o Visgraf vem contribuindo com artigos, cursos, apresentação de posters e outras formas de participação na Siggraph. Os pesquisadores Luiz Velho e Diego Nehab chegaram a integrar o seleto comitê do programa, e já publicaram, respectivamente, cinco e quatro artigos na conferência. Seis artigos de alunos do Visgraf já ficaram entre os finalistas na premiação realizada pelo evento.

“Todo ano enviamos trabalhos dos nossos alunos e pesquisadores. Demos quatro cursos na Siggraph que fizeram tanto sucesso que depois viraram livros muito conhecidos na área. Nossa participação na conferência consagra o Visgraf como um dos grupos mais importantes nessa área no Brasil”, frisou Velho.

Sobre a Siggraph 2021

A SIGGRAPH 2021 ainda está com inscrições abertas. Os ingressos custam a partir de US$50, e permitem acesso a diferentes atividades da programação. Promovida pela Association for Computing Machinery (ACM), a conferência reúne há 47 anos educadores, pesquisadores e profissionais para apresentar as últimas novidades em computação gráfica e técnicas interativas.

Leia também: Colóquio debate uso da matemática no combate à Covid
Periódicos brasileiros refletem ‘vitalidade científica’ do país