Navegar

12/04/2021

Visgraf estreia no NVIDIA GTC, conferência de tecnologia

Reprodução: Ray Tracing Virtual Reality

Sempre em busca de inovações que envolvem a matemática, o Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA) vai levar o projeto Ray Tracing Virtual Reality a uma das conferências de jogos e tecnologia mais importantes do mundo. Na quarta-feira (14), às 10h30, o pesquisador-líder do laboratório, Luiz Velho, e Vinicius da Silva, representando a PUC-Rio, vão apresentar o Ray-VR no NVIDIA GTC 2021. O evento, conhecido por anunciar as novidades para o setor, acontece até a próxima quinta, e ainda está com as inscrições abertas. Os espectadores podem participar, enviando perguntas aos pesquisadores. 

O projeto conduzido por Velho e Silva aborda a integração entre realidade virtual e traçado de raio (ray tracing) em tempo real, investigando o uso de recursos de GPUs (unidades de processamento gráfico). O trabalho tem o objetivo de criar novas formas de visualização e interação imersivas. É pioneiro de uma série de iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pelo Visgraf em parceria com a PUC-Rio.

Leia mais: No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Jéssica Bóschi
Dia Mundial da Astronomia é celebrado em 8 de abril
‘Formação dada aos professores no Brasil é deficiente’, diz Viana

“O trabalho é fruto de uma pesquisa profunda que estamos fazendo de visualização de matemática, muito baseada nos avanços tecnológicos da empresa NVIDIA, líder em computação de inteligência artificial. Uma das grandes inovações promovida por eles foi a arquitetura de placa gráfica, que permite a execução do traçado de raios em tempo real”, destaca Velho. “O algoritmo que usamos para essa visualização é em um formato mais ‘elegante’, que gera imagens em tempo real. E o Visgraf foi pioneiro no Brasil a trabalhar com isso, em iniciativas anteriores ao Ray-VR.” 

A cooperação com a NVIDIA fez com que a equipe de pesquisadores tivesse acesso também a várias outras ferramentas fundamentais, como os dados do Open Research Content Archive (ORCA), o debugger gráfico do Nsight Graphis e o DLSS, que será usado em futuros projetos. 

Em tempos de trabalho remoto, o hub de tecnologia precisou ser adaptado. “Passamos a usar a plataforma CloudXR. Então, podemos interagir com o conteúdo na nuvem, usando também a realidade virtual. E o trabalho passa a ser feito por streaming”, destaca Velho. Um vídeo que exemplifica a integração dos campos de realidade virtual e traçado de raios está disponível. Confira! 

Leia também: Construção do novo campus do IMPA é destaque em O Globo
Na Folha, Viana fala sobre futuro do IMPA com novo campus