Navegar

20/05/2021

Visgraf avança em visualização de matemática

Parece até enredo de um filme de ficção científica: imagine um cenário com métodos inovadores para a visualização de matemática, algumas doses de traçado de raios e realidade virtual, tudo isso em uma das plataformas mais modernas do mundo, e com muito trabalho com aprendizagem de máquina para mídias. Na verdade, o passo a passo resume alguns dos trabalhos de destaque que o Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA) vem realizando ao longo dos últimos anos. 

“Somos um dos três grupos no mundo inteiro que estão atuando nessa área específica da visualização de matemática. E estamos nos aprofundando também em trabalhos ligados à parte de novas mídias, com uma equipe multidisciplinar”, conta Luiz Velho, pesquisador-líder do Visgraf. Para ele, ir em direção ao campo midiático contribui para a difusão da matemática, validando as inovações que os pesquisadores do Visgraf vêm fazendo. 

Leia mais:  Na Folha de S.Paulo: a matemática que parece magia
COMUNICADO: NOVO CAMPUS DO IMPA
Ubiratan D’Ambrosio morreu nesta quarta (12), aos 88 anos

O traçado de raios imersivo é usado para fazer visualização de espaços abstratos de modo a simular um espaço que é curvo. “Por isso, colocamos as pessoas dentro desse espaço virtual para visualizar sua geometria intrinsecamente. Começamos uma investigação profunda sobre isso a partir de resultados derivados da Conjectura de Poincaré, o único problema do milênio já resolvido.” 

Em março, algumas das inovações do Visgraf foram apresentadas na estreia do laboratório na NVIDIA GTC, uma das principais conferências de tecnologia do mundo. O projeto Ray Tracing Virtuality é um produto da combinação de realidade virtual com rastreamento de raios, integrando a experiência imersiva de RV com recursos de visualização foto-realística da nova arquitetura RTX GPU. A apresentação feita por Vinicius da Silva e Luiz Velho esteve disponível para o público da conferência de mais de 200 mil pessoas, de 195 países diferentes. 

“Também fomos selecionados a publicar um artigo no livro Ray Tracing Gems 2. É um lindo trabalho sobre visualização de matemática para fractais, que estamos produzindo junto a um editor indicado por eles, que vai aperfeiçoando nosso projeto”, explica o pesquisador. O livro será lançado na conferência ACM SIGGRAPH 2021.

Em setembro, será a vez da publicação “GPU Ray Tracing in Non-Euclidean Spaces” entrar na coleção Morgan ClayPool Lecture Series, com os principais resultados dessa pesquisa do Visgraf. “O bacana dessa coleção é que ela é digital e permite que a nossa pesquisa descrita nele seja atualizada ao longo do tempo, sem invalidar o material produzido anteriormente.”

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Visgraf de perto, terá duas oportunidades em breve. Em 26 de maio, o doutorando Hallison Paz vai ministrar a série de seminários “Aprendizado de Máquina com Dados Sintéticos” e durante o 33º Colóquio Brasileiro de Matemática, em agosto, Luiz Velho, Tiago Novello e Vinícius da Silva apresentam o curso “Visualização Intrínseca nas geometrias de Thurston”

Leia também: IMPA sedia conferência virtual sobre teoria das cordas
Avanços na área de inteligência artificial são tema de seminário