Navegar

25/06/2021

Villani e Hairer estão entre os plenaristas do 33º CBM

Já imaginou participar de um evento que reúne grandes nomes da matemática internacional? Realizado neste ano em formato virtual, entre 2 e 6 de agosto, o 33º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM) traz essa oportunidade a um público amplo que será conectado online. As palestras plenárias serão apresentadas por Cédric Villani (Universidade de Lyon) e Martin Hairer (Imperial College de Londres), vencedores da Medalha Fields; Shafi Goldwasser (MIT & Simons Institute for the Theory of Computing), vencedora do Prêmio Turing; Jordan Ellenberg, divulgador científico e professor da Universidade do Wisconsin-Madison; Adam Kucharski, pesquisador da London School of Hygiene & Tropical Medicine; e Corinna Ulcigrai, pesquisadora da Universidade de Zurique.

A programação do CBM conta com três palestras de divulgação, seis palestras plenárias, cursos avançados, cursos introdutórios, espaço olímpico e sessões temáticas. A maior parte das atividades será transmitida no YouTube do Colóquio, mas quem quiser participar das sessões temáticas e das monitorias dos minicursos precisa se inscrever no site do evento.

Leia mais: No Diário do Rio, Enrico Costa defende expansão do IMPA
Tese do mexicano Ezequiel Soto conquista prêmio da SBMAC
Pedro Borges aplica a ‘mágica’ da matemática à alta tecnologia

A taxa de inscrição, que custa R$ 20,00 para alunos e R$ 40,00 para professores, ajudará a cobrir os gastos das plataformas e, principalmente, da editoração dos livros que acompanham os cursos do CBM. Os livros estão sendo editados por uma editora internacional de alto nível e vão ser disponibilizados gratuitamente em forma de e-book a todos os inscritos no evento. Participantes inscritos também receberão certificados de presença.

Os cursos ficarão disponíveis no YouTube do Colóquio cerca de 3 semanas antes do encontro. A organização avisará aos inscritos por e-mail quando as aulas estiverem disponíveis. Já as monitorias dos cursos introdutórios acontecem ao vivo, em meados de julho. Os links para acessar as salas de Zoom serão enviados por e-mail àqueles que estão inscritos nos respectivos cursos.

Não perca a oportunidade de se inspirar com as estrelas da matemática! Inscreva-se no canal do Colóquio no YouTube para acompanhar as transmissões e participar de minicursos que antecedem o evento oficial.

Leia também: Em artigo, Mendonça Filho defende novo campus do IMPA
Marcelo Viana na Folha: uma descoberta pop da ciência