Navegar

29/12/2020

Vídeos destacam momentos da 23ª Semana Olímpica

Em um ambiente descontraído e de paisagem deslumbrante, a 23ª Semana Olímpica reuniu medalhistas da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da 1ª edição do Torneio Meninas na Matemática (TM²) em Natal (RN), entre 26 de janeiro a 1 de fevereiro de 2020. Além de participarem das cerimônias de premiação das respectivas competições, os jovens puderam confraternizar com colegas e professores e participar de aulas, sessões de estudo, palestras, simulados e provas de matemática. Com depoimentos de medalhistas e coordenadores, vídeos destacam os melhores momentos do evento organizado pelo IMPA e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

“A semana olímpica para mim é um espaço no qual eu posso ser eu mesma. Quando estou aqui não sinto o tempo passar. Não é só sobre a matemática, é sobre a comunidade na qual você está inserido, os amigos que você faz, o que você aprende, as experiências que você troca”, relatou a medalhista Jamile Rebouças, de Pecajus (CE).

Leia mais: Em ano de pandemia, matemática ganhou os holofotes
Confira lista de séries e filmes que envolvem a matemática
Na Folha, o descompasso na formação dos jovens brasileiros

Durante a Semana Olímpica acontecem treinamentos com estudantes que serão escolhidos para representar o Brasil nas competições internacionais de matemática. Coordenador-geral da OBM e pesquisador do IMPA, Carlos Gustavo Moreira, conhecido como Gugu, destacou o futuro promissor frequentemente reservado a esses estudantes. “Muitos jovens matemáticos de destaque internacional são ex-olímpicos. A olimpíada serviu para descobrir já mais de uma geração de cientistas.”

Integrar as equipes das competições internacionais foi um dos motivos que inspirou Pedro Gomes Cabral, de Recife (PE), a mergulhar fundo na matemática. “Lembro que quando comecei a participar de olimpíadas, eu via os alunos mais velhos, aqueles que eram ouro no nível 3 e iam para competições internacionais, eu pensava ‘caramba, espero que estude muito para que algum dia eu possa estar nessa posição.” Desejo que se concretizou. O estudante foi medalha de ouro na histórica 61ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), que alçou o Brasil ao Top 10 da competição.

A 23ª Semana Olímpica contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática – INCTMat e patrocínio da fintech Stone Co. Além do patrocínio, a empresa também propiciou a participação do professor Razvan Gelca, da Universidade de Tecnologia do Texas, como palestrante da 23ª Semana Olímpica, e trouxe alguns de seus líderes para palestras e interações com os medalhistas.

Para acompanhar as notícias sobre a próxima Semana Olímpica, visite o site da OBM e fique por dentro das informações que o comitê organizador divulgará.


Assista aos vídeos:

Leia também: Al-Khwarizmi, o homem que simplificou a multiplicação
Em live, Viana lembra de inspirações para ser professor