Navegar

18/04/2019

Viana participa do lançamento do Programa Ciência na Escola

Foto: Imprensa/IMPA

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, participou nesta quarta-feira (17) do lançamento do Programa Ciência na Escola (PCE), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), para aprimorar a qualidade do ensino de Ciências em escolas públicas.

“A Ciência é a melhor vacina contra o obscurantismo. A Matemática e a razão são nossas aliadas”, afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, no auditório Renato Archer, do MCTIC, onde o programa foi lançado. 

Leia também: Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2019 abre inscrições
IMPA terá quatro parceiros para treinamentos olímpicos
Brasil conquista ouro inédito em olimpíada de Matemática

O PCE prevê modificações na forma como são transmitidos, assimilados e aplicados os conhecimentos científicos, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como o incentivo da busca de inovações e soluções para os problemas concretos das diversas realidades regionais do país.

A meta do programa é estimular alunos para as carreiras científicas, qualificar professores para o ensino por investigação científica e fortalecer a interação entre instituições de Educação Superior e escolas de Ensino Fundamental e Médio.

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, ao lado do Secretário de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Marcelo Morales, que assume como coordenador nacional do projeto. Foto: Imprensa/IMPA

“O Ciência na Escola concretiza a visão do ministro Marcos Pontes [MCTIC] sobre a importância de estimular as vocações científicas e integrar a visão científica do mundo a nossa cultura”, declarou Viana. 

Os ministérios contam com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ações

O PCE é composto por quatro ações simultâneas voltadas ao objetivo fundamental de aprimorar o ensino de Ciências: Chamada Pública para Instituições – Seleção de redes para o aprimoramento do ensino de ciências na educação básica; Chamada Pública para Pesquisadores – Seleção de projetos para o aprimoramento do ensino de ciências na educação básica; Olimpíada Nacional e Ciências – 2019; e Especialização à distância em ensino de ciências – Ciência é Dez!

Para mais informações, acesse o site do PCE.

Leia também: Nota de esclarecimento do IMPA sobre chuvas no Horto
Na Folha, Viana destaca ouro conquistado pelo Brasil na EGMO