Navegar

12/08/2020

Viana fala sobre a descoberta da América por viquingues

Foto: Cena da 6° temporada da série “Vikings” – Divulgação

Reprodução da coluna de Marcelo Viana, na Folha de S.Paulo

Depois que escrevi sobre a chegada dos primeiros humanos ao nosso continente, uma leitora pediu que comentasse outras “descobertas da América” que precederam a chegada definitiva das naus de Cristóvão Colombo em 1492.

Atualmente, é consenso que os primeiros europeus a atingir as costas americanas foram os viquingues, ao final do século 10. A história é contada nas Sagas dos Islandeses, relatos épicos redigidos nos séculos 13 e 14, mas era tomada como lenda. Sua autenticidade só foi comprovada nos anos 1960, com a descoberta do sítio arqueológico de L’Anse aux Meadows, no norte da Terra Nova, Canadá, único local confirmado de ocupação nórdica no continente.

Leia mais: Diego Nehab apresenta artigo no SIGGRAPH 2020
Rafaela garante primeiro ouro de Suzanápolis (SP) na OBMEP
CBMM discute potencial do Brasil em ciência e tecnologia

Teria começado quando o chefe islandês Erik, o Vermelho, foi punido por homicídio involuntário. Banido por três anos, usou o tempo para explorar as costas da enorme ilha que agora chamamos Groenlândia. Na volta a casa, relatou suas descobertas e buscou convencer os compatriotas a acompanhá-lo para colonizar as novas terras.

O nome Groenlândia (Terra Verde) foi ele quem deu, mas era um tremendo golpe de propaganda enganosa (“as pessoas vão ter mais vontade de ir para lá porque a terra tem um nome legal”): o lugar era ainda mais gelado então do que hoje em dia. E, embora os viquingues tenham permanecido na ilha entre 980 e 1430, as colônias nunca prosperaram.

Apesar de evidências de comércio com os nativos, antepassados dos atuais Innuit (esquimós), parece que os viquingues foram incapazes de se integrar com esses povos, que sabiam muito melhor como sobreviver nessas condições, o que teria sido um fator para o declínio da ocupação.

Aliás, em 985 eles já estavam lançando seus barcos novamente ao mar, rumo a oeste, em busca de madeira e outros recursos escassos na ilha. Assim, Leif Erikson (filho de Erik) teria encontrado a Vinland (Terra do Vinho), atualmente identificada com a Nova Scotia, Canadá.

Eles se instalaram lá por volta do ano 1000, mas embora tenham voltado muitas vezes para coletar matérias-primas, ao que tudo indica a ocupação fixa durou pouco. É plausível que, mais uma vez, problemas de relacionamento com os nativos tenham sido um fator. Os viquingues eram bons em muita coisa, mas diplomacia não era uma delas…

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Visgraf fará quatro cursos on-line no segundo semestre
Arte dá inspiração a José Ezequiel na matemática