Navegar

26/09/2019

Tudo que você precisa saber sobre a 2ª fase da OBMEP 2019

Neste sábado (28), quase um milhão estudantes de todo o país farão a prova da segunda fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além de muito estudo, nesta reta final é importante estar com tudo preparado. Por isso, a OBMEP separou algumas orientações básicas sobre a prova. Confira:

Quando e onde será realizada a prova?

A prova da Segunda Fase da OBMEP está marcada para 28 de setembro de 2019 (sábado) e será realizada nos locais de prova indicados pela Coordenação da OBMEP. 

Quem aplica as provas da Segunda Fase?

As provas da Segunda Fase são aplicadas por fiscais designados pela Coordenação da OBMEP. 

Como ficarei sabendo do local da prova?

A OBMEP já divulgou aos candidatos os locais onde as provas serão realizadas. As informações estão neste link.

Qual o horário de aplicação das provas?

As provas serão aplicadas às 14h30 (horário de Brasília). É recomendado aos estudantes chegar aos locais de prova pelo menos 1 (uma) hora antes do início da prova. 

Como saberei se estou respondendo a prova do meu nível? 

Antes de começar a responder as questões, certifique-se de que está respondendo a prova do seu nível e de que não existe qualquer defeito gráfico que dificulte ou inviabilize a leitura da prova.

As provas são diferenciadas por cores, de acordo com o nível de participação.

PROVA AMARELA: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental)

PROVA ROSA: Nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental)

PROVA AZUL: Nível 3 (Ensino Médio)

IMPORTANTE: Você deverá preencher cuidadosamente a ficha da prova com todos os dados solicitados com letra de forma e assinar a lista de presença. Não esqueça de ler as instruções com atenção. 

São quantas questões?

A prova da Segunda Fase da OBMEP consiste em uma prova composta por 6 (seis) questões discursivas. Os alunos deverão apresentar os cálculos bem como o raciocínio empregado.

Quanto tempo dura a prova? 

A prova da Segunda Fase dura 3 (três) horas para todos os níveis. Para os alunos que fazem a prova em Braille, ampliada ou que precisem de acompanhante, a duração da prova será de 4 (quatro) horas. O tempo mínimo de permanência na sala de prova é de 45 (quarenta e cinco) minutos.

Alunos sabatistas por convicção religiosa terão horário especial? 

Sim. A OBMEP aplicará as provas da Segunda Fase em horário especial, após o pôr do sol, para alunos sabatistas que tenham sido previamente identificados.  

Documentos necessários

No dia da prova, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação legível, com foto (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar) e número de CPF. Estudantes que não possuam CPF poderão indicar o número do documento do responsável legal (pai ou mãe).

O que eu posso usar durante a prova?

Utilize unicamente lápis preto, borracha e caneta esferográfica na cor preta ou azul. O ideal é levar mais de uma caneta esferográfica e testar todas antes da prova. Outros materiais deverão ficar guardados dentro da sua mochila.  Apenas os alunos com deficiência visual podem fazer uso do sorobã – ábaco adaptado. 

O que eu não posso usar?

Não é permitido o uso de instrumentos de desenho, transferidor, calculadoras, aparelhos eletrônicos, tablets, fones de ouvido, nem consulta a anotações, cadernos, livros ou similares. O desrespeito a esta regra resultará na desclassificação do estudante.

Celulares e aparelhos eletrônicos devem permanecer guardados no envelope que será fornecido pelo fiscal. O aluno só poderá abrir o envelope e retirar os aparelhos após deixar a sala na qual realizou a prova.

O que é proibido fazer?

Observe sempre os princípios de honra olímpica. Você não deverá comunicar-se com outros candidatos durante a prova. Atitudes como tentar copiar as respostas de outro participante ou utilizar material externo como anotações ou aparelhos eletrônicos desclassificam o estudante. Alunos que postarem em redes sociais fotografias ou outras informações sobre a prova, durante o decorrer da prova, serão desclassificados.  

Será necessário o uso de uniforme escolar?

No dia da prova não será obrigatório o uso de uniforme escolar. 

É permitido levar lanche?

Alimentos e água podem ser levados no dia da prova. Recomenda-se levar alimentos de fácil manuseio, como biscoitos, chocolates e barras de cereal. Não é bom exagerar na quantidade, já que o excesso pode fazer com que você se desconcentre.

O aluno pode levar a prova para casa?

Não. A prova deverá ser entregue ao fiscal responsável pela aplicação da prova. Caso o aluno saia da sala com a prova, o mesmo será desclassificado. 

Quem corrigirá as provas?

As provas são corrigidas, em suas regiões de origem, por comitês escolhidos pelas coordenações regionais da OBMEP. Esses comitês são compostos por professores de Matemática, em sua maioria universitários e com experiência na correção de provas de Olimpíadas. Após ser traçada uma nota de corte, parte dessas provas são novamente corrigidas em uma correção nacional, unificada, de onde são estabelecidos os premiados.

Onde será divulgado o gabarito?

O gabarito oficial será publicado no site da OBMEP (www.obmep.org.br). Fique atento!

Quando vou saber o resultado?

A lista de estudantes premiados será divulgada em 3 de dezembro no site da OBMEP (www.obmep.org.br).