Navegar

16/08/2021

Terceira edição do Prolímpico começa nesta segunda-feira (16)

Com o objetivo de espalhar a cultura olímpica por salas de aula de todo o país e incentivar a formação de docentes voltados para competições matemáticas, o Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos (Prolímpico) chega à sua terceira edição. Adaptado para o formato virtual, o curso será transmitido de forma gratuita no canal de YouTube do IMPA ao longo da semana. As inscrições estão abertas até às 23h59 desta segunda-feira (16), pelo sistema disponível neste link

As aulas têm início nesta segunda e vão até 26 de agosto. O programa é voltado para professores e gestores escolares interessados em implementar programas de treinamento em suas escolas ou em aproveitar os benefícios que as competições matemáticas podem trazer para seus projetos pedagógicos. A programação completa está disponível no site do IMPA. Os coordenadores do programa Samuel Feitosa, da UFBA, e Krerley Oliveira, da UFAL, destacam que o Prolímpico é pioneiro no Brasil na capacitação de professores para treinamento de alunos para competições matemáticas. 

Leia mais: Prefeitura do Rio e IMPA lançam Olimpíada Carioca de Matemática
Medalhista da OBMEP ganha bolsa para estudar nos EUA
Aos 76 anos, morre o matemático Clóvis Gonzaga 

“Os participantes de todo o país poderão ter contato com professores que desenvolvem treinamentos e organizam competições há muitos anos, tanto no Brasil quanto no exterior. O interessante desta edição é que o modelo virtual permite um maior intercâmbio de informações, experiências e materiais entre os participantes e o corpo docente, contribuindo para a disseminação e replicação mais rápida das atividades Olímpicas”, comenta o coordenador Samuel Feitosa. 

As aulas abordam assuntos relativos às olimpíadas de matemática e serão disponibilizadas diariamente às 19h, horário de Brasília. Já as oficinas de problemas e avaliação do curso ocorrerão no Google Classroom, plataforma disponível somente para os inscritos. No sábado (21), o webinário  “Competições Matemáticas Regionais e a Cultura Olímpica Local” será aberto ao público. 

Para inaugurar as atividades do curso, o  professor Carlos Gustavo Moreira ministrará uma aula magna nesta segunda-feira (16), às 15h30. Mais conhecido como Gugu, o professor traz à mesa diversas contribuições, proporcionando um espaço de aprendizado sobre a importância das competições acadêmicas. 

Os participantes podem escolher entre o Nível B (englobando o 7º, 8º, 9º ano do Ensino Fundamental) e o Nível Ensino Médio, ou participar dos dois módulos. Todos os alunos inscritos que completarem os exercícios receberão certificado em formato digital.

Leia também: Em palestra, Villani fala sobre convergência para o equilíbrio
Curso do IMPA trata do conceito de informação em probabilidade