Navegar

05/11/2018

Serrapilheira abre inscrições para apoio à pesquisa científica

Fractal azul

Se você é das áreas de Matemática, Ciência da Computação ou Ciências Naturais (Ciências da Vida, Física, Geociências e Química) e possui cargo permanente em instituições de pesquisa pública ou privadas brasileiras, fique atento: abriram, nesta segunda-feira (5), as inscrições para a 2ª Chamada Pública de Apoio à Pesquisa Científica do Instituto Serrapilheira.

Até 24 pesquisadores serão selecionados para receber até R$ 100 mil cada, por um ano. Em uma etapa posterior, até três cientistas serão contemplados com um financiamento de maior valor (até R$ 1 milhão) ao longo de três anos.  Os selecionados serão anunciados em abril de 2019 e receberão o financiamento a partir de junho.

Leia também: Entre o distrito de Lagoa da Cruz (PB) e o Canadá, a Matemática
IMPA ajuda médicos a calcular risco de morte em cirurgia
Física mostra como a água é ‘fascinantemente maluca’

Não há exigência de aplicabilidade para os projetos. O necessário é fazer perguntas fundamentais, ousadas e inovadoras, que tragam contribuições para o conhecimento já existente nas referidas áreas do saber. 

O novo edital é destinado a cientistas que tenham concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2016 – prazo que será estendido em um ano para mulheres com um filho e em dois anos para mulheres com dois ou mais filhos.

“Queremos oferecer condições de trabalho aos cientistas pensando em suas dificuldades, desafios e oportunidades de formar redes de colaboração entre eles”, observou a diretora de Pesquisa Científica do Serrapilheira, Cristina Caldas, no release de divulgação da 2ª Chamada Pública.

Pesquisador adjunto do IMPA, Vinícius Ramos foi um dos selecionados da área de Matemática no 1º edital do Serrapilheira. Ele desenvolve pesquisa em geometria simplética, dinâmica de contato e bilhares.

Preencheu os requisitos? Então, confira  o guia de navegação no sistema de inscrições e faça a sua inscrição até dia 14 de dezembro, às 15h, pelo site do instituto. 

Leia sobre a história do IMPA: Ideia de instituto fora da universidade causou resistência
Quando foi criado, em 1952, IMPA nem sequer tinha sede
IMPA completa 66 anos de existência e de sucesso