Navegar

13/06/2019

Série do ‘Jornal Nacional’ mostrou Matemática do dia a dia

A série sobre Matemática exibida entre 13 e 17 de novembro de 2017 pelo “Jornal Nacional” (TV Globo) recebeu a premiação Hors-Concours do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2018. A equipe da TV Globo vencedora do prêmio foi integrada por Pedro Bassan (reportagem), Lizzie Nassar (produção), Rogério Lima (imagens), Eduardo Seabra (arte), Tatiana Neves, Zeca Esperança e Renato Portronieri (edição). A série teve a participação especial do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. Confira os episódios!

Leia também: Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2019 abre inscrições
Mindfulness ensina gestão de emoções e autoconhecimento
IMPA abre vaga de secretariado executivo para a Diretoria

Assustadora, ela está nas coisas mais simples da vida: a Matemática

O primeiro episódio mostra que a Matemática está em tudo e que ficar sem ela é um grande desafio. Forma, estrutura, volume, tempo, movimento, espaço. Mesmo quem não gosta de fazer contas pode gostar muito de Matemática.

Mistérios da matemática: notas musicais são números em movimento

Este segundo episódio trata de Matemática e música. Revela como Pitágoras descobriu a escala musical e indica as notas mais agradáveis aos ouvidos humanos.

Antes da chegada dos europeus ao Brasil, índios já sabiam matemática

O terceiro episódio mostra a relação entre Matemática, natureza e arquitetura. Por que utilizar círculos, elipses e demais formas para construir edifícios? A Matemática explica. Mesmo antes dos europeus chegarem ao Brasil, os índios já a aplicavam na construção das ocas.

Na matemática, verdades são eternas, mas ainda há muito para descobrir

O último episódio da série especial do “Jornal Nacional” mostra que a Matemática não envelhece e tem muito a oferecer ao mundo. Participação do Medalha Fields Artur Avila, matemático brasileiro e pesquisador extraordinário do IMPA.

Leia também: Livro de Paulo Ney vira história transformadora em Berkeley
IMPA abre nova chamada pública de bolsas de pesquisa