Navegar

20/04/2021

‘Multiplicando Saberes’ estreia 2ª temporada na quinta (22)

Quem nunca, no tempo de escola, sentiu-se intimidado ao ser convocado pelo professor para resolver uma questão matemática diante da turma toda? Os novos modelos educacionais mostram que os papéis em sala de aula podem ser mais flexíveis do que imaginamos: o professor também pode ser aprendiz, e parte de um processo de aprendizado da matemática mais aberto, criativo e visual. 

O lema “Tá com medo? Vai com medo mesmo!” é o título do webinar de estreia da segunda temporada da série “Multiplicando Saberes”, realizada pelo Instituto Sidarta, e que provoca essas reflexões. Apoiado pelo IMPA, e em parceria com o Itaú Social, o encontro virtual será na próxima quinta-feira (22), às 18h, no YouTube do Programa Mentalidades Matemáticas

Leia mais: 16ª OBMEP reabre inscrições nesta segunda-feira (19)
Jorge Duque defende tese sobre ciclos de Hodge nesta terça (20)
Maurício Peixoto, o matemático de inspiração infinita

Para falar sobre o medo que a disciplina desperta nos alunos do Ensino Fundamental, e contar como é possível mudar isso, as professoras de matemática Patrícia Barreto e Laís Pereira vão conversar com Jack Dieckmann, diretor do Centro de Pesquisa Youcubed, da Universidade Stanford (EUA). 

Educadora na Bahia, Patrícia vai narrar como lidou com inseguranças pessoais quando decidiu levar as atividades do Mentalidades Matemáticas (MM) aos alunos. Laís, que atua em Gravataí, no Rio Grande do Sul, irá compartilhar como aplicou a abordagem MM em um modelo de ensino considerado tradicional. 

O encontro virtual será mediado por Claudia Siqueira, diretora do Instituto Sidarta. Ela vai também detalhar como funcionará a Rede MM, uma rede de aprendizagem colaborativa a ser lançada em breve. O público vai poder interagir enviando perguntas e comentários, e serão concedidos certificados aos participantes. 

A segunda série de webinários do Instituto Sidarta vai promover encontros virtuais com professores de diferentes regiões do Brasil, que irão demonstrar usos do Mentalidades Matemáticas em sala de aula. Em 2020, a primeira temporada de transmissões, que também teve apoio do IMPA, contou com colaboradores do instituto que trataram da abordagem diante dos enormes desafios trazidos pela pandemia da Covid-19 para o campo da educação. 

Leia também: Simpósio de sistema político recebe artigos até 26 de abril
Na Folha, Viana investiga a origem dos números negativos