Navegar

31/08/2021

SBM lança edital para PROFMAT 2022

O edital do Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) 2022 já está disponível. As inscrições abrem em 8 de setembro e vão até 25 de outubro, às 17h do horário de Brasília. Voltado para  professores de Matemática em exercício na Educação Básica graduados em qualquer área, o PROFMAT tem o objetivo de proporcionar formação matemática aprofundada, especialmente a docentes de escolas públicas.

Nesta edição, serão oferecidas 1.400 vagas distribuídas em 97 instituições de Ensino Superior localizadas em todas as regiões do país. Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com apoio do IMPA, o mestrado é gratuito, semipresencial e validado pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima (5).

Leia mais: Programa Meninas Olímpicas do IMPA terá segunda edição
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Pietro Pepe
Na Folha de S.Paulo, as origens dos termos matemáticos

Interessados devem acessar a página oficial do PROFMAT, preencher o formulário eletrônico com dados pessoais e profissionais e pagar uma taxa de inscrição de R$ 82. Para se inscrever, é necessário ser professor em exercício de docência de matemática nas redes pública ou privada e ter diploma de graduação reconhecido pelo MEC.

Os exames serão aplicados em 4 de dezembro, das 14h às 17h, simultaneamente, em todas as instituições associadas. Cabe às instituições determinar se há condições sanitárias para a aplicação presencial da prova até 19 de novembro. Caso não haja, elas poderão adiar a aplicação para 8 de janeiro de 2022.

Serão classificados os candidatos com as melhores notas totais, de acordo com o número de vagas disponíveis em cada campus, levando em consideração eventuais sistemas de cotas da instituição associada. Os resultados vão ser publicados pela respectiva Comissão Acadêmica Institucional em 21 de dezembro. Informações adicionais, como a lista de instituições associadas e o cronograma, podem ser encontradas no edital.

Reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o programa surgiu para atender a demanda de formação de professores de Matemática. A SBM então elaborou uma proposta de curso baseada na experiência do IMPA no Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM). 

Criado em 2011 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PROFMAT disponibiliza em sua página os mais de 5500 trabalhos de conclusão de curso já apresentados, além de videoaulas.

Leia também: Prêmio IMPA de Jornalismo abre inscrições na segunda-feira (6)
Prova ‘incompreensível’ causa polêmica na matemática