Navegar

31/08/2021

Revista Notices da AMS publica artigo de pesquisador do IMPA

O pesquisador do IMPA Gustavo Moreira, o Gugu, e o diretor de pesquisas do francês Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Carlos Matheus, terão um artigo publicado na edição de setembro da revista Notices, da American Mathematical Society. A dupla repete assim a parceria em trabalhos anteriores para a produção do texto “Diophantine Approximation, Lagrange and Markov Spectra, and Dynamical Cantor Sets”.

O artigo traz o resultado de pesquisas realizadas pelos autores em avanços na área de Aproximações Diofantinas. Uma delas investigou os espectros de Markov e Lagrange, um assunto clássico da Teoria dos Números que tem relação com Sistemas Dinâmicos. O tema trata de questões clássicas ligadas às melhores aproximações racionais de números reais. A partir de problemas simples e fundamentais, os pesquisadores chegaram naturalmente a assuntos mais sofisticados de Sistemas Dinâmicos e Geometria Fractal.

Leia mais: Programa Meninas Olímpicas do IMPA terá segunda edição
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Pietro Pepe
SBM lança edital para PROFMAT 2022

Gustavo Moreira está no IMPA desde 1997 e, há nove anos, é responsável pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Sua principal área de pesquisa em Matemática é a dos Sistemas Dinâmicos. Ele recebeu o prêmio Erdös em 2018 por sua contribuição à matemática olímpica, e apresentou uma palestra plenária no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) no mesmo ano.

Já o pesquisador Carlos Matheus fez mestrado e doutorado no IMPA sob supervisão do atual diretor-geral do instituto, Marcelo Viana. Atualmente, Matheus é diretor de pesquisa do CNRS, que é afiliado ao Centre de Mathématiques Laurent Schwartz (École Polytechnique), na França. Sua área de pesquisa também é a de Sistemas Dinâmicos.

Gugu ressaltou que os dois pesquisadores já vêm trabalhando no tema e destacou a importância dessa publicação. “Eu já tinha um bom número de artigos com o Matheus sobre o assunto. Agora, produzimos este, que é um “survey” sobre avanços recentes na área. Com a publicação em uma revista de divulgação com grande circulação internacional, podemos falar sobre nossa atividade de pesquisa para um público bastante amplo”, destacou.

Clique aqui para ler o artigo.

Leia também: Prêmio IMPA de Jornalismo abre inscrições na segunda-feira (6)
Prova ‘incompreensível’ causa polêmica na matemática