Navegar

30/12/2020

Retrospectiva 2020: 10 notícias do IMPA para relembrar

Ainda que diante de um ano conturbado, repleto de limitações por causa da pandemia do coronavírus, a matemática do IMPA esteve a todo vapor. A conquista de prêmios inéditos por pesquisadoras do instituto, a entrada do Brasil para o Top 10 da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla inglês) e a realização do 1º Workshop Matemática e Indústria foram alguns dos fatos que marcaram 2020. Separamos dez notícias para você relembrar. Confira!


1- Brasil entra para o Top 10 da IMO

A equipe brasileira alcançou a melhor colocação da história do país na Olimpíada Internacional de Matemática 2020 (IMO, na sigla inglês), entrando para o top 10 da competição. Com uma medalha de ouro e cinco de prata, o time nacional fez 165 pontos e conquistou o 10º lugar entre os 105 países participantes, ficando à frente de países como Japão, França, Alemanha e Canadá. Até então, a melhor colocação do Brasil na competição tinha sido em 2009, quando o país esteve na 15ª colocação.

Na 4ª participação na Olimpíada Europeia Feminina de Matemática (EGMO, na sigla em inglês), o Brasil também não deixou a desejar. O time de estudantes conquistou duas medalhas de prata e duas de bronze na competição, ficando em 15º lugar na competição da qual participaram 53 países.

Leia mais: Em ano de pandemia, matemática ganhou os holofotes
Na Folha, cinco desafios matemáticos para fechar o ano
Vídeos destacam momentos da 23ª Semana Olímpica

2- Aloisio Araujo se torna pesquisador emérito do IMPA

Especialista em economia matemática, Aloisio Araujo foi nomeado pesquisador emérito do IMPA, título que reconhece matemáticos que dão uma contribuição extraordinária ao instituto e à matemática, como um todo. No IMPA desde 1978, Araujo tem como principal área de pesquisa o estudo do Teorema do Limite Central e Espaço de Banach.  A posse foi celebrada na cerimônia virtual de 68 anos do IMPA, que também apresentou os pesquisadores Luna Lomonaco, Paulo Orenstein e Lucas Ambrozio como novos integrantes do corpo docente do instituto em 2020.

3- Pesquisadoras do IMPA conquistam títulos inéditos

Setembro foi um mês de muita comemoração para as pesquisadoras do IMPA. No período de uma semana, elas conquistaram dois prêmios inéditos no cenário internacional. Carolina Araujo foi a primeira brasileira e segunda mulher a conquistar o Ramanujan Prize, concedido a matemáticos de até 40 anos de países em desenvolvimento. Luna Lomonaco foi a primeira mulher a conquistar o Prêmio de Reconhecimento Umalca (União Matemática da América Latina e Caribe), distinção que reconhece a atuação de jovens matemáticos considerando a originalidade, profundidade, relevância e perspectivas de cada candidato, assim como o impacto no cenário mundial da matemática. A revista Piauí e o jornal Band Notícias repercutiram as conquistas das pesquisadoras


4- IMPA organiza 1º Workshop Matemática e Indústria

Com o objetivo de estimular parcerias e contribuir com soluções inovadoras para o mercado, o IMPA promoveu, em fevereiro, o 1º Workshop Matemática e Indústria, que apresentou a executivos, empreendedores e pesquisadores ferramentas matemáticas que podem contribuir para o desenvolvimento de seus produtos. Promovido em parceria com o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) da USP, o Workshop contou com mais de 300 participantes. Estudantes de pós-graduação e de graduação participaram de oficinas de discussão de problemas realizadas pela Stone.Co, Hurb e McKinsey & Company.

5- Marcelo Viana é eleito presidente do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira

Em maio, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, foi eleito presidente do Conselho Científico, denominado Scientific Advisory Board (SAB), do Instituto Serrapilheira, instituição privada e sem fins lucrativos de fomento à ciência no Brasil. Ao ocupar a posição, ele passou a integrar o Conselho Administrativo do instituto. O SAB conta com especialistas de diferentes áreas e contribui para o planejamento estratégico de novas ações do instituto na promoção de uma ciência brasileira de excelência, transparente e diversa.


6- Jacob Palis recebe título de Pesquisador Emérito do CNPq

Pesquisador emérito do IMPA, o matemático Jacob Palis se tornou, em janeiro, pesquisador emérito também do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Ele foi selecionado pelo Conselho Deliberativo da instituição em reconhecimento pelo conjunto de sua obra científica e por seu prestígio na comunidade acadêmica. O ano de 2020 também foi marcado pelo aniversário de 80 anos de Palis, que contou com comemorações no IMPA, na Academia Brasileira de Ciências (ABC) e na PUC-Rio.

7- IMPA se adapta às atividades remotas diante da pandemia

Com o avanço da pandemia do coronavírus no Brasil em meados de março, o IMPA interrompeu suas atividades presenciais e, assim como muitas instituições pelo mundo, começou uma jornada no formato virtual. Com a tecnologia como aliada, as aulas ganharam cenários diferentes e foram da cozinha ao playground. Para comemorar a Semana Nacional da Matemática, em maio, o instituto preparou uma programação especial de lives e webinários com convidados como o biólogo e divulgador científico Atila Iamarino, o diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, Hugo Aguilaniu, o matemático Tiago Pereira, do ICMC-USP, e o professor Humberto Bortolossi, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em julho, o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador foi celebrado com o webinário “Ciência e Matemática: da crise ao desenvolvimento” com o diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim, e as convidadas Marcia Barbosa, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Claudia Sagastizábal, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp. 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

8-  IMPA ajuda TSE a garantir segurança sanitária nas eleições

Diante dos riscos de contaminação da Covid-19, o IMPA ajudou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a garantir a segurança sanitária das eleições municipais de 2020. Com a base de dados do TSE em mãos, os pesquisadores Roberto Imbuzeiro e Paulo Orenstein trabalharam junto ao setor de estatística do Tribunal na decisão de ampliar o horário de votação em 1 hora para evitar aglomerações.

9- Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo tem recorde de inscrições

Em um ano no qual o jornalismo científico ganhou os holofotes, com uma cobertura intensa voltado para o desenrolar da pandemia da Covid-19, a 3ª edição do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo bateu o recorde de inscrições. Foram 227 matérias submetidas de 49 órgãos de mídia pelo país. Um crescimento de 177% em relação à edição anterior, que contou com 82 reportagens. 

Os vencedores foram anunciados em uma live no instagram do IMPA e da SBM. A Revista Superinteressante, o Fantástico (TV Globo) e a Folha de S.Paulo ganharam na categoria “Matemática”. A GloboNews, a Revista Superinteressante e a Revista Galileu levaram a categoria “Divulgação Científica”. Os três primeiros colocados das categorias Matemática e Divulgação Científica participaram de webinários transmitidos no YouTube do IMPA, em novembro. 

10- Doutor pelo IMPA, Carlos Andrés Chirre conquista Prêmio Gutierrez e Prêmio CAPES 2020

O ano foi de dupla comemoração para o peruano Carlos Andrés Chirre, doutor pelo IMPA em 2019. Além de conquistar o Prêmio CAPES de Tese 2020, sua tese de doutorado, defendida no IMPA e orientada por Emanuel Carneiro, venceu também o Prêmio Gutierrez 2020. Com o título “Cotas para a função zeta de Riemann via análise de Fourier”, o trabalho usa ferramentas da análise de Fourier para alcançar resultados na teoria analítica dos números. Atualmente, Andrés faz um pós-doutorado na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

Leia também: Na Folha, o descompasso na formação dos jovens brasileiros
Confira lista de séries e filmes que envolvem a matemática