Navegar

02/01/2020

Retrospectiva 2019: relembre fatos marcantes na matemática

Prêmios para pesquisadores brasileiros, a criação de um dia dedicado a matemática, novos recordes na OBMEP, um ouro inédito para o país na European Girls’ Mathematical Olympiad e o Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas são alguns dos fatos que marcaram 2019. O ano também foi de despedida com a morte de Maurício Peixoto, um dos fundadores do IMPA. Selecionamos 10 notícias para você relembrar e começar 2020 inspirado!

1- Marcelo Viana recebe prêmio por estimular pesquisa de impacto no Brasil

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, foi o vencedor da primeira edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. O prêmio foi entregue em 21 de agosto. Viana foi reconhecido pelas contribuições durante sua trajetória científica, que elevaram o prestígio do Brasil no cenário internacional. Realizado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, o prêmio é destinado a pesquisadores que estimulem a realização de pesquisas científicas e tecnológicas no país. A revista Galileu fez reportagem sobre a premiação.

2- Jacob Palis conquista Spirit of Abdus Salam Award 2019 

O matemático e pesquisador emérito do IMPA, Jacob Palis, recebeu o prêmio Abdus Salam Award 2019 junto ao físico Sandro Radicella e à Biblioteca Marie Curie. Palis foi reconhecido por importantes contribuições ao desenvolvimento da ciência, especialmente a Matemática. Como manda a tradição, o prêmio foi entregue na última semana de janeiro, para coincidir com o aniversário do físico paquistanês Abdus Salam, vencedor do Nobel de Física de 1979, como forma de manter vivos sua memória e espírito científico. 

3- Maurício Peixoto morre aos 98 anos

Um dos fundadores do IMPA e pesquisador emérito do instituto, Maurício Peixoto, morreu em 28 de abril de 2019. Pesquisador de renome internacional, Maurício Peixoto foi presidente do CNPq, da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Nascido em 15 de abril de 1921, seu interesse por Matemática surgiu na infância, aos 11 anos, curiosamente após ser reprovado na disciplina no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Peixoto teve mais de 40 trabalhos publicados ao longo da vida. Veja o obituário da Revista Piauí

4- Artur Avila passa a fazer parte da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos

Medalha Fields em 2014, professor da Universidade de Zurique e pesquisador extraordinário do IMPA, Artur Avila foi eleito associado estrangeiro para a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NAS na sigla em inglês) em 6 de maio. O pesquisador foi o único brasileiro entre os 100 novos membros e 25 associados estrangeiros eleitos. Instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1863, a NAS elege pesquisadores com notáveis contribuições à ciência. 

5- IMPA recebe Encontro Brasileiro de Mulheres na Matemática 

A diversidade na ciência por quem entende do assunto. Para promover a inclusão e permanência das mulheres na carreira científica, a pesquisadora do IMPA Carolina Araujo coordenou o Encontro Brasileiro de Mulheres na Matemática. O evento reuniu mais de 300 participantes em 27 e 28 julho para debates sobre a sub-representação feminina nas ciências exatas, em especial na matemática. Além de palestras, dez matemáticas com carreiras promissoras se apresentaram e houve o lançamento de livros que contam trajetórias profissionais de mulheres. O evento foi tema de uma entrevista de Carolina Araujo ao Jornal O Globo

6- Brasil garante ouro na EGMO pela primeira vez
A equipe brasileira conquistou a inédita medalha de ouro na 8ª European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), em Kiev, Ucrânia. O ouro foi para Mariana Bigolin Groff, de 17 anos, de Frederico Westphalen (RS). O grupo também levou dois bronzes com Ana Beatriz Cavalcante Studart, 17, de Fortaleza (CE) e Maria Clara de Lacerda Werneck, 17, do Rio de Janeiro (RJ). Bruna Arisa Shoji Nakamura, 16, de Indaiatuba (SP), completou a equipe que ficou em 20º lugar no ranking da competição que reuniu representantes de 49 países. O ouro inédito foi destaque em diversos veículos da imprensa como G1, Nexo Jornal e Hypeness.

7- OBMEP 2019 registra mais de 18 milhões de participantes 

A 15ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) alcançou recordes de escolas inscritas e de municípios participantes. Foram mais de 54 mil instituições de ensino, em 99,71% do país. A competição que busca contribuir para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento, teve mais de 18 milhões de alunos de escolas públicas e privadas. Em julho, a premiação nacional da OBMEP 2018 reuniu os mais de 500 medalhistas de ouro numa cerimônia em Salvador. O evento foi coberto pelos principais veículos de imprensa como Jornal Nacional, O Globo e Folha de S.Paulo.

8IMPA lança olimpíada nacional para mulheres e Programa Meninas Olímpicas 

Em 2019, duas iniciativas foram promovidas pelo IMPA para aumentar a presença feminina nas ciências exatas. As atividades do Programa Meninas Olímpicas começaram em abril, com o encontro das alunas de cinco escolas públicas do Rio de Janeiro e de Niterói. O projeto busca romper com o cenário desproporcional de meninas na Matemática e foi tema de reportagem no Jornal O Globo. Em outubro, o IMPA realizou o Torneio Meninas na Matemática (TM²) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. A competição foi noticiada pelo Bom Dia Brasil. A primeira edição do TM² reuniu quase 200 participantes das redes pública e privada do país que se destacaram na OBMEP e na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e indicadas por mérito acadêmico. As medalhistas foram anunciadas em dezembro

9- Matemática ganha um dia para chamar de seu 

Pode se preparar: no dia 14 de março de 2020 a Matemática terá seu primeiro aniversário. Pelo menos, oficialmente. A UNESCO anunciou em novembro de 2019 o Dia Internacional da Matemática (IDM, na sigla em inglês). A primeira edição terá como tema “A Matemática está em Tudo”. O dia 14 de março, escrito como 3/14 no padrão americano, já era conhecida como o Dia do Pi (π), constante matemática que começa com 3,14159265359…  e tem outros infinitos dígitos na sequência. 

10- Folha de S. Paulo e Estadão recebem Prêmio SBM-IMPA de Jornalismo 2019 

Gabriel Alves, da Folha de S.Paulo, e Júlia Marques, de O Estado de S. Paulo, foram os primeiros colocados nas categorias Matemática e Divulgação Científica do Prêmio SBM-IMPA de Jornalismo 2019. A segunda edição da premiação teve 82 trabalhos inscritos dos principais veículos de imprensa de 12 estados e do DF. O prêmio tem como objetivo contribuir com a disseminação da cultura científica na sociedade brasileira.

Leia também: ‘É uma disputa de você contra o sorteio’, diz Imbuzeiro à Folha
Calendário de 2020 do IMPA tem fotografias de funcionários
O balanço matemático das ondas de Felipe Linares