Navegar

01/10/2024

‘Quero ser uma inspiração’, diz estudante do IMPA Tech

No #AlémDasEquações, vamos contar a trajetória de Isabelli Christini, de 21 anos. Natural de São José (SC), a aluna do bacharelado em Matemática da Tecnologia da Inovação é a primeira geração de sua família a ocupar um lugar no Ensino Superior. Agora, seu desejo é mostrar aos mais novos que todos podem alcançar os objetivos através dos estudos.

Quando criança, a estudante sempre quis fazer a prova da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). “Eu era bem nerd. Gostava um pouco de tudo, mas a minha paixão sempre foi a matemática”, disse. Na época, a Olimpíada Mirim, competição científica voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, ainda não existia. Foi então no 6º ano que Isabelli realizou a OBMEP pela primeira vez e já conseguiu uma menção honrosa.

Depois da menção, o objetivo era conquistar medalhas. “Comecei a gostar e passei a estudar mais. Na minha escola, fazia aulas de reforço e me divertia com a matemática”, afirmou. E a dedicação gerou frutos. Ao todo, a aluna possui 4 medalhas na OBMEP: 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze.

Resolver desafios matemáticos nunca foi um problema para Isabelli, mas sim uma forma de relaxar e se distrair, como se realmente estivesse desvendando um problema. “Eu sou muito fã de Agatha Christie, livros de mistério, e para mim, uma equação era quase um mistério. Você precisa encontrar o x, que é quase sempre o culpado de um crime”, brincou.

A aluna, então, enxergou nos estudos uma possibilidade de ter um futuro melhor. “Meus pais não tiveram a chance de estudar, mas sempre me mostraram que o jeito de mudar a minha vida era através dos estudos. Coloquei isso na cabeça e agarrei as oportunidades, como a OBMEP.” 

Em 2019, foi até Salvador para receber a medalha de ouro na Cerimônia Nacional da OBMEP. “Foi um dos melhores dias da minha vida. Foi a primeira vez que tive uma viagem desse nível”, afirmou.

Leia mais: RNP abre chamada pública para cargo de diretor-geral
OBMEP: ‘Essa medalha será sempre de vocês’, diz Viana
Na Folha, Viana conta a história de Jean-Baptiste Fourier

No Ensino Fundamental, cursar matemática não era uma opção, mas ao longo do Ensino Médio as possibilidades aumentaram. “No instituto federal, tinha uma disciplina de projeto de pesquisa e me apaixonei. Decidi que queria ser pesquisadora em Matemática. Depois, fiz teatro e percebi que gostava de me comunicar. Pensei que também poderia ser professora ”, disse.

Com a notícia do IMPA Tech, Isabelli ficou animada para estudar matemática, principalmente pela grade curricular interdisciplinar. “Combinava bem com o que eu queria para uma graduação: um curso mais aberto, com espaço para interdisciplinaridade. Vi que poderia fazer matemática, mas com matérias de linguística também, por exemplo.”

Quando a estudante foi aprovada, a festa foi garantida. “Contei para todo mundo. Estava muito feliz porque ia fazer o que eu gosto e com apoio financeiro para me estabilizar.” A parte difícil foi deixar a família em casa. “Fizemos uma celebração de despedida, mas não queria pensar nisso para não chorar. Sem o incentivo da minha mãe, não estaria aqui”, contou.

A mudança para o Rio de Janeiro foi cheia de expectativas, mas Isabelli manteve o foco na graduação. “Queria conhecer tudo, mas percebi que deveria focar nos estudos antes de viver como uma turista. Estar aqui é uma correria muito grande, mas vale a pena, principalmente pelas oportunidades que tenho. Para esse novo semestre, estou focando nas disciplinas da área de ciência de dados, que é a ênfase que planejo seguir.”

Agora, a aluna quer mostrar para as novas gerações de sua família que vale a pena estudar. “Quero proporcionar ao meu sobrinho as oportunidades que eu não tive. Tudo na minha vida eu tive que ir lutando, quebrando portas e me matando de estudar. Toda vez que sinto saudade de casa, penso nele e lembro o porquê estou aqui. Quero ser uma inspiração”, concluiu.

Leia também: ‘Entendi o que é ser olímpico’, diz o medalhista Davi Pereira
Divulgado resultado de processo seletivo para vaga no IMPA Tech